Mestre Albertino será homenageado nesta quinta-feira (16) em concerto do instituto Ciranda

Mestre Albertino será homenageado nesta quinta-feira (16) em concerto do instituto Ciranda
Compartilhar

 

O espetáculo será na Praça 8 de Abril, no centro de Cuiabá, e aberto ao público. O concerto faz parte do projeto aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secel.

Graciele Leite

Secel-MT

 Foto por: Divulgação

A Orquestra de Sopros do Instituto Ciranda apresenta nesta quinta-feira (16.12) um concerto dedicado a obras de José Albertino da Silva, o Mestre Albertino. O espetáculo gratuito será às 19h, na Praça 8 de Abril (Choppão), em Cuiabá.

A apresentação faz parte do projeto ‘O Coreto de Mestre Albertino’, selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), executado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Mestre Albertino nasceu em Cuiabá no ano de 1906, e desde criança demonstrou talento para a música. Na adolescência, ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso (Polícia Militar), onde aprendeu a tocar bombardino e trombone. Na carreira militar, ele também atuou com música e ajudou a formar bandas e fanfarras, além de contribuir para a formação de jovens músicos mato-grossenses. Mestre Albertino deixou um vasto repertório composto de valsas, choros, sambas, polcas e o tradicional rasqueado cuiabano.

O projeto ‘O Coreto de Mestre Albertino’ foi desenvolvido em três fases. Na primeira, foram elaborados dez arranjos a partir das obras dele. A segunda etapa é a realização do concerto aberto e gratuito, com apresentação das músicas. Depois, será feito um kit com os novos arranjos para ser distribuído a bandas de Cuiabá e do interior do Estado.

“Consideramos este projeto como um marco importante na construção e resgate da obra de Mestre Albertino, uma vez que daremos vazão a parte significativa de sua obra musical, a partir da elaboração de arranjos novos, realização de ensaios, concerto e a confecção de um material muito bem elaborado que ficará à disposição das bandas musicais de Mato Grosso. Desejamos que sua música volte a soar e ocupe seu lugar de direito no universo sonoro mato-grossense”, ressalta o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda e idealizador do projeto.

Conexão Mestres da Cultura

O edital visa compartilhar os saberes e fazeres artísticos e culturais do estado, reconhecendo o trabalho desenvolvido por pessoas que impactaram a cultura mato-grossense, seja pela contribuição para o fortalecimento da cultura quanto pela importância para a comunidade onde atua. No total, o edital atendeu 75 projetos com investimento total R$ 7,5 milhões.

Serviço:

O Coreto de Mestre Albertino

Data: 16 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Praça 8 de Abril (Praça do Chopão)

Ingressos: evento realizado em local aberto, com entrada gratuita.

(Com informações da assessoria)


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %