Ministro participa de inauguração do Laboratório OpenRAN do Inatel, em Minas Gerais

Ministro participa de inauguração do Laboratório OpenRAN do Inatel, em Minas Gerais
Compartilhar

Espaço vai reunir empresas, operadoras e pesquisadores para criar e testar soluções de conexão abertas para o 5G

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), promoveu nesta sexta-feira (8) a inauguração do Laboratório OpenRAN, em parceria com o Telecom Infra Project (TIP). A iniciativa vai reunir operadoras, empresas e pesquisadores em um ambiente para criar e validar soluções abertas de conectividade para o 5G. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou do evento.

O movimento OpenRAN tem o objetivo de democratizar partes das redes de telecomunicações por meio de soluções de software e hardware abertas e desagregadas, que sejam interoperáveis e flexíveis, abrindo maior espaço para serviços inovadores. O ministro Paulo Alvim afirmou que a participação de instituições nacionais na geração de soluções para redes do futuro traz soberania tecnológica para o país e gera postos de trabalho de alto valor.

“Isso nos dá soberania tecnológica, para que a gente construa em segmentos estratégicos a oportunidade de ter empresas brasileiras gerando soluções, e, mais que isso, postos de trabalho de qualidade e produtos brasileiros de alto valor agregado. Quem ganha com isso é a prefeitura, a região, a qualidade de vida da população” disse.

Carlos Nazareth, diretor do Inatel, agradeceu a parceria do MCTI em diferentes oportunidades, que permitiram ao centro pesquisar tecnologias para o 5G, 6G e TV digital. “Todo esse conhecimento hoje está sendo resultado da nossa participação no TIP Project. As competências construídas com nossos parceiros nos permitem caminhar para um novo desafio: participar da criação de soluções abertas para trazer mais competitividade, soluções de baixo custo e fazer as telecomunicações mais presentes para aqueles que precisam de conectividade”, afirmou.

O Telecom Infra Project é uma comunidade global fundada em 2016 com a meta de apoiar soluções para o avanço da conectividade global. O laboratório do Inatel se junta a outros 15 no mundo a integrarem a iniciativa. O MCTI também investe no OpenRAN em uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD). O projeto conta com recursos da Lei de Informática da ordem de R$ 32 milhões.

O ministro Paulo Alvim participou do descerramento da placa de inauguração do Tip Community Lab do Inatel, das demonstrações de testes com a rede OpenRAN instalada no campus do instituto e, à noite, também da colação de grau das turmas do Inatel.

O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil. A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica”. O município possui cerca de 150 empresas de base tecnológica e, graças à atuação conjunta de instituições públicas e privadas e instituições de ensino, constitui-se como um dos principais Arranjos Produtivos Locais de Eletroeletrônica do país.

fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

link da noticia: clique aqui


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %