MT: ABANDONADO: Alunos da UFMT reclamam de falta de estrutura para retorno de aulas

MT: ABANDONADO:   Alunos da UFMT reclamam de falta de estrutura para retorno de aulas
Compartilhar

Estudantes afirmam que a instituição está abandonada e sem manutenção; alunos querem voltar ao presencial

Alunos da UFMT reclamam de falta de estrutura para retorno de aulas

Os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) organizarão um debate na tarde deste sábado (12) para discutir a falta de estrutura dos Campus para receber alunos e servidores no retorno às aulas presenciais, ainda sem data prevista.

O discente de filosofia e representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), Wesley Snipes, contou ao MidiaNews que a ideia de realizar o debate surgiu de uma urgência dos próprios estudantes que estão, em sua maioria, insatisfeitos com as aulas online.

Os alunos, segundo Wesley, estão ansiosos para voltar a ter aulas presenciais. No entanto, encontram a barreira da falta de informações da reitoria e uma universidade que aparenta não ter manutenção em seus blocos desde abril de 2020, quando as atividades foram suspensas devido à pandemia.

Falando especificamente do Campus de Cuiabá, o estudante conta que durante o tempo sem aulas houve vários relatos de furtos, sendo um deles no bloco de medicina, onde um assaltante levou vários equipamentos de um laboratório.

A situação, que se tornou cotidiana, levantou a insatisfação dos alunos pelo ao descuido com a instituição e trouxe a tona o questionamento em relação ao amparo de medidas de biossegurança no Campus.

“Geralmente quando a gente ficava no processo de férias que durava um mês e voltávamos os ares da sala já davam problemas, imagina um ano e oito meses de pausa. O que vamos ter de realidade?”, questiona

O Restaurante Universitário está passando por obras sem previsão de término

Wesley afirma que a reitoria garantiu que iria distribuir kits de máscaras para aqueles estudantes em vulnerabilidade, porém, o estudante destacou a importância de conseguir o material para todos os que pretendem frequentar as aulas presenciais.

Apesar das afirmações, o representante do Consepe diz que o reitorado não deu retorno sobre estoques de máscaras, álcool e outros materiais de higiene.

A UFMT ainda não confirmou uma data de retorno para as aulas, porém, em uma reunião em outubro de 2021, o Consepe estabeleceu como previsão o dia 11 de abril de 2022.

Dessa forma, caso a data permaneça, a universidade tem dois meses para concluir todos os preparativos para receber mais de 20 mil pessoas, entre estudantes, servidores e técnicos que atuam no Campus Cuiabá.

Obras e abandono

A reportagem esteve nos blocos da universidade que, em sua maioria, estavam fechados e vigiados pelos seguranças da instituição. Aqueles em que teve livre acesso, apesar de vazios, ainda estavam tenda a manutenção da limpeza.

O Restaurante Universitário (RU), que antes da pandemia era o local onde centenas de estudantes passavam todos os dias, hoje também se encontra deserto. Os únicos vistos são os construtores que atualmente trabalham para reformar o espaço.

A praça do RU, outro ponto de encontros dos alunos, também mostra  alguns traços de falta de manutenção, principalmente pela grama alta e a sujeira que se acumula no chafariz com a água parada.

Para Wesley, a obra da universidade deveria ter começado muito antes para poder já estar acabada com a proximidade do retorno às aulas, agora, a falta do restaurante universitário é outro ponto que preocupa os estudantes que querem voltar ao presencial.

“Um ano e oito meses não era tempo suficiente para ter feito tudo isso e deixado ‘nos conformes’? Mas a reitoria teve outras prioridades”, afirma.

Mesmo com quase dois anos de pausa nas atividades da universidade, o representante do Consepe afirma que ele e outros integrantes da União Estadual do Estudantes (UEE) sempre estiveram em peso tentando receber informações da reitoria. Porém, a comunicação era ignorada

Wesley Snipes é representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe)

“Nós provocamos a reitoria através de ofícios, perguntando quais eram as ações da reitoria obteve neste momento e de lá para cá, mas infelizmente nós não recebemos essa manifestação”, explica.

União dos estudantes

O debate que ocorre às 15h deste sábado promete mobilizar 24 Centros Acadêmicos dos cursos da universidade e mais 12 atléticas. Segundo Wesley, a expectativa é que cerca de 300 a 400 pessoas participem da reunião no RU.

Com esta organização, os estudantes esperam chamar a atenção da reitoria para os problemas detectados no Campus e também para discutir uma forma segura de garantir que as aulas presenciais retornem o mais rápido possível.

A principal reclamação dos estudantes é em relação à didática, que ficou prejudicada pela falta de contato direto com os professores. Além disso, a falta de aulas práticas também é algo que vem dificultando a formação dos estudantes.

“Então, necessitamos disso principalmente porque a galera está se formando, quem entrou nas aulas práticas há um ano e oito meses já está saindo e sem essa experiência”, explica.

“A decisão sobre o retorno tem que ser uma decisão epidemiológica, então essa estrutura tem que estar pronta para o retorno hoje, semana que vem ou mês que vem. E hoje, se nós fossemos retornar, não teria como”, finaliza.

Fonte:      midianews.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %