MT: Agenda cheia: CRO-MT participa de reuniões e solenidades

MT:  Agenda cheia:  CRO-MT participa de reuniões e solenidades
Compartilhar

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) iniciou esta semana participando de uma reunião, representado pelo tesoureiro, dr. Roberto Maia, juntamente com o Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas (Sinodonto-MT). Essa reunião foi só uma das muitas que o Conselho vem participando; na semana passada, a diretoria se dividiu para representar o CRO-MT em inúmeras atividades, entre elas reuniões com o Conselho Federal, palestras e até entrega de carteiras de identidade profissional.

Na segunda-feira (14) o dr. Roberto Maia se reuniu com o vereador Mário Nadaf, o secretário de Governo da Prefeitura, Luiz Carlos Sodré, a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Roseli Barranco, Suellen Alliend da Secretaria de Saúde do município, além de e Rosana Cristina Figueiredo de Morais presidente do Sinodonto-MT e André Destefani também representando o Sinodonto-MT, e o coordenador das Clínicas Odontológicas, Wagner Vinicius de Lima, elencou o desempenho das clínicas (CEOs).

Entre os assuntos tratados, foi debatida a questão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), Prêmios Saúde e foi levantado a questão das estruturas dos centros de especialidade odontológica dos Programas Saúde da Família (PSF) e sobre isso a prefeitura de Cuiabá ficou responsável por elaborar um planejamento de ação pois inúmeras irregularidades foram encontradas nesses locais.

O representante do CRO-MT, dra. Roberto Maia destacou a importância de contatos como esse. “Reuniões assim são fundamentais para que o Conselho possa atingir o objetivo de ajudar o cidadão da ponta, que precisa do atendimento dos consultórios públicos, e nós temos o dever e a missão de garantir que esse público seja atendido com qualidade e dignidade”, ressaltou o tesoureiro.

Na estrada

Nos dias 08 e 09 deste mês, a diretoria do Conselho Regional esteve presente em Sinop (distante cerca de 490km de Cuiabá). No primeiro dia se encontrou com o delegado Carlos Justos, a representante do CRO-MT dra. Claudine Bussolaro e três representantes da vigilância sanitária para discutir interesses dos cirurgiões-dentistas de consultórios particulares e os profissionais que prestam serviços em clínicas públicas.

No mesmo dia a dra. Wania Dantas, a convite do dr. Adriano Barbosa, participou de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Sinop (CMS), na sede da União das Entidades de Sinop (UNESIN, onde foi recebida pela sra. Daniela Melhorança.

A reunião foi conduzida pela presidente do CMS, a advogada Marilene de Fátima Ferreira, e além de discutiram pautas relevantes para ambas instituições, apresentaram o Conselho, composto por 34 profissionais de diferentes áreas. Ao final, o presidente da UNESIN, o cirurgião-dentista dr. Carlos Henrique Fonseca demonstrou interesse e se colocou à disposição do CRO-MT para futuras parcerias.

A presidente dra. Wania Dantas e a dra. Ana Paula Barbosa, secretária do CRO-MT, participaram ainda da Colação de Grau das turmas do matutino e noturno do curso de Odontologia da Unifasipe em Sinop. A presidente fez parte do dispositivo de honra com o Pró-reitor da Universidade e Coordenadores do curso, enquanto a dra. Ana Paula foi convidada a compor junto com os professores.

Já no segundo dia, as representantes do Conselho ministraram uma palestra sobre o Código de Ética profissional para os alunos do sétimo ao nono semestre de Odontologia da Unifasipe. “Foi uma palestra muito boa, tanto para nós quanto para os alunos, que participaram bastante. Foi muito bom orientá-los nessa etapa que estão prestes a adentrar no mercado de trabalho e além disso é sempre um prazer estar com os colegas e futuros profissionais do interior”, pontuou a responsável pela Secretaria do CRO-MT.

Conselho Federal

 

Na sexta-feira (10) da dra. Wania Dantas esteve em Brasília, convocada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em nome do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do Coordenador-geral de Saúde Bucal, Wellington Carvalho. Os presidentes dos Conselhos Regionais e Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal foram convidados para o lançamento da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2020, com vigência de 2021-2022.

A presidente do Conselho em Mato Grosso destacou a relevância de pesquisas como essa. “É fundamental para nós, como membros do Conselho ter acesso a esses dados, mas também é muito importante para a população, pois desses resultados sairão futuros investimentos em saúde pública”, salientou.

Segundo informações do CFO, a pesquisa se baseia em busca ativa: a equipe de campo vai até a casa das pessoas para fazer a avaliação bucal. No total, serão examinados 50,8 mil moradores de 422 municípios (a maior amostra entre todos os levantamentos já feitos). A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, inicialmente, estava prevista para ser realizada em 2020, mas precisou ser adiada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Entrega de Carteiras de Identidade Profissional

Na mesma sexta-feira, 11, foi realizada entrega de Carteiras de Identidade Profissional para cirurgiões-dentistas recém-formados na sede do CRO-MT em Cuiabá. O Conselheiro Suplente dr. Vinicius Canavarros fez a entrega em nome da presidente, que se encontrava em Brasília com o CFO.

Na ocasião, Canavarros parabenizou os novos profissionais e, junto com a dra. Mayra Duarte, Presidente da Comissão de Tomadas da Conta, a dra. Ana Paula Barbosa e o tesoureiro dr. Roberto Maia. “É muito simbólica essa cerimônia de entrega de carteiras, é um marco no início da profissão que vocês escolheram e que por muitos anos farão vocês se envolverem. Em nome do Conselho eu desejo-lhes boas vindas e uma vida dentro da profissão muito contente e promissora, estaremos aqui para ”, destacou.

Essa foi a segunda entrega em 55 anos do Conselho Regional de Odontologia em Mato Grosso. A primeira solenidade ocorreu no dia 14 de janeiro e entregou a identidade profissional para duas profissionais recém-formadas.

Fonte:  cromt.org


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %