MT: AGRONEGÓCIO DE MT É O 3º MAIS INADIMPLENTE DO PAÍS; 24% ESTÃO NEGATIVADOS

MT:  AGRONEGÓCIO DE MT É O 3º MAIS INADIMPLENTE DO PAÍS; 24% ESTÃO NEGATIVADOS
Compartilhar

 

 

De acordo com o Estudo de Inadimplência do Produtor Rural, da Serasa Experian, 24% dos produtores mato-grossenses estão negativados, ou como se diz, ‘com nome sujo’. Essa constatação torna Mato Grosso – maior produtor de grãos e algodão do País, e ainda, detentor do maior rebanho bovino do Brasil – é o terceiro com maior número de produtores rurais endividados no País.

Fazendo parte de cadastro de negativados, os produtores, assim como consumidores pessoas físicas, ficam impedidos de acessar recursos, financiamentos para aquisição de máquina e insumos.

Nesse ranking da SerasaMato Grosso fica atrás apenas de Tocantins, em que 43% dos produtores têm dívidas e de Goiás, com 27% de inadimplentes.

De acordo com o estudo, os mais endividados têm entre 31 e 40 anos de idade, sendo 21% do total de inadimplentes. Conforme a idade avança e eles alcançam uma estabilidade financeira melhor, o índice reduz para 14% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Leia também: Soja 2021/22 consolida recorde de área, produção e produtividade em MT

Marcelo Pimenta, Head de Agronegócio da Serasa Experian, explica que a estabilidade do agronegócio no período de pandemia da covid-19, impediu que o crescimento da dívida fosse ainda maior.

“O agronegócio, um dos principais motores da economia no país, continuou gerando empregos e renda neste período de pandemia, contando também com preços favoráveis à comercialização de seus produtos. Os ganhos dos produtores se mantiveram ou até cresceram em alguns casos, fazendo que muitos conseguissem pagar as contas, mitigassem riscos e evitassem a inadimplência”, afirma.

Estudo de Inadimplência do Produtor Rural foi realizado em março de 2022 e junho de 2021, com uma amostra de 95 mil produtores rurais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Leia mais: Relatório confirma pujança do agronegócio mato-grossense em 2021

Fonte:    matogrossoeconomico.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %