MT: AMOR AO PRÓXIMO: Mais que um gesto de solidariedade, doar sangue salva vidas

MT: AMOR AO PRÓXIMO:  Mais que um gesto de solidariedade, doar sangue salva vidas
Compartilhar

Como forma de preservar a saúde dos doadores e da equipe técnica, as doações passaram a ser agendadas via telefone e terão número restrito de pessoas

Doar sangue faz bem. A doação, além de salvar vidas, promove uma série de benefícios à saúde do doador, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer.

Ao fazer esse gesto, além de dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa, em uma única doação você pode salvar até quatro vidas.

O jornalista e escritor Paiva Netto escreveu sobre o assunto, em seu artigo Doe vida, ele escreve: “A doação de sangue, aplaudível vereda que aproxima o ser humano de sua humanidade, é indispensável em favor de tantos que lutam para sobreviver”. Ser doador de sangue é um ato de solidariedade humana, que salva muitas vidas diariamente.

Paulo Ricardo é doador há seis anos. Ele conta que se sente muito feliz em poder ajudar ao próximo, de fazer o bem sem ver a quem. “O que me estimulou a doar sangue foi uma decisão própria em ver tantas pessoas que necessitam da doação de sangue, e ainda sim quase sempre está em falta”. Porém, com a chegada da pandemia Paulo lamenta que está há três anos sem doar sangue.

Kelly Neves há mais de três anos resolver contribuir. Ela revela que é uma grande satisfação em poder ajudar o próximo, salvar vidas. “Um ato de amor, por isso faço com maior prazer”.

Questionada por quais motivos ela decidiu doar sangue, a professora revelou que a decisão veio quando seu pai precisou de transfusão de sangue e isso a comoveu muito.

“Na verdade eu sempre tive vontade de doar mais não tinha coragem. A partir desse momento em que meu pai precisou eu tomei coragem e comecei a doar. Pretendo doar sempre, não parar mais”, afirmou a educadora.

Projeto

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o Projeto de Lei nº 172/2020 que obriga as concessionárias de serviço público de água, luz, gás e operadoras de planos de saúde a inserir nas faturas de consumo mensagem de incentivo à doação de sangue.

De acordo com o autor do PL, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) “a proposta tem o intuito de incentivar a população mato-grossense a doar sangue, aumentando assim os estoques em todo os bancos de sangue do Hemocentro”.

O texto do projeto também menciona que as faturas de consumo deverão mencionar o local mais próximo da residência do consumidor, no qual poderá ser realizada a doação, bem como conter a seguinte frase: Doe Sangue e Ajude a Salvar Vidas.

O parlamentar também lembrou que o Hemocentro busca, constantemente, sair do vermelho quanto ao estoque de sangue. “Sabemos da dificuldade em manter o estoque suficiente para atender as demandas, principalmente em determinados períodos do ano, como no carnaval. Precisamos nos mobilizar com o intuito de sensibilizar ainda mais sobre a necessidade latente em nosso Estado, pois a doação de sangue salva muitas vidas, sejam elas vítimas de acidentes de trânsito, doenças e dentre outros problemas. O projeto é uma maneira simples de sensibilizar e incentivar a população a doar”, falou o parlamentar.

“Essa é uma ação simples que pode salvar muitas vidas”, completou.

Balanço

Em 2021, foram cadastrados 16.379 candidatos à doação de sangue na unidade central, em Cuiabá. A equipe do Hemobus – unidade móvel do MT Hemocentro – cadastrou mais 2.660 candidatos em diversos municípios, instituições públicas e privadas.

A equipe técnica ainda cadastrou 28.827 doadores na Hemorrede, que está descentralizada entre 14 municípios de Mato Grosso, e 700 doadores via Redome, cadastro de doadores de medula óssea.

O serviço de ambulatório também atendeu a 8.639 pacientes com diferentes doenças do sangue e que precisam receber a transfusão para a manutenção do tratamento.

Campanha

A diretoria do MT Hemocentro, em cumprimento ao Decreto Governamental que determina medidas de prevenção ao risco de contaminação pelo coronavírus, remanejou a agenda de coleta interna e externa de doação de sangue. A medida visa, sobretudo, preservar a saúde dos doadores e da equipe técnica do banco de sangue público, sem, no entanto, colocar em risco o estoque de bolsas de sangue para continuar abastecendo os hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado.

“As campanhas com entidades e empresas públicas e privadas estão mantidas, porém, de forma mais ordenada para evitar aglomerações dentro da unidade de coleta de doação de sangue”, explicou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela,

Ela destaca que dessa forma, o fluxo de atendimento é mais rápido e evita a exposição dos próprios doadores.

Mais informações: A unidade do MT Hemocentro está localizada a Rua 13 de Junho, 1055 – Centro Sul, Cuiabá. O agendamento de doação pode ser feito pelo telefone: (65) 3623 0044.

Fonte:     copopular.com.br

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %