MT: ANO DA RETOMADA: Mais de 75 mil novas empresas abriram as portas no Estado em 2021

MT:  ANO DA RETOMADA:  Mais de 75 mil novas empresas abriram as portas no Estado em 2021
Compartilhar

Crescimento é de 20,08% em comparação ao mesmo período de 2020

A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) registrou a abertura de 75.058 novas empresas de janeiro a dezembro de 2021. Um crescimento de 20,08% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram constituídos 62.506 empreendimentos no Estado.

Após um período de forte instabilidade econômica e desemprego, diante da pandemia da covid-19, 2021 foi o ano em que as pessoas começaram a se reerguer, vendo no empreendedorismo uma forma de se reinventar e arriscar em um negócio próprio.

É o caso da jornalista Milena Silva, que abriu mão da profissão trabalhando para sites e outros veículos de comunicação, e ergueu sua própria empresa, a My Boudoir (@myboudoir.oficial). Desde janeiro de 2021, registrou CNPJ e agora é fotógrafa de ensaios que dão um olhar sensível à sensualidade feminina.

“Confesso que empreender durante a pandemia me causou um certo receio, porém tive ousadia de encarar e abrir minha própria empresa em 2021, por entender que a busca por fotógrafa feminina esta cada vez mais sendo procurada. Mesmo em uma época em que grande parte das pessoas cria e distribui fotos nas suas mídias sociais, a verdadeira fotografia exige olhar artístico e técnica apurada, e tem um alto valor comercial agregado. E estou muito satisfeita com o resultado”, afirma Milena.

 

Reprodução Milena Silva, dona da empresa My Boudoir

A nova fotógrafa explica que a carreira é recente e começou de forma inusitada. Em um dia de sol, em um lago da cidade, uma amiga pediu que fizesse alguns registros e as fotos encantaram a todos, que incentivaram a então jornalista a seguir no ramo. “Eu amo fotografar mulheres e o desenho único de cada corpo! Adoro registrar sentimentos e o conjunto todo que impõe a resolução das luzes, cores, texturas, brilhos, maquiagem e roupa”, comenta Milena.

De acordo com o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim, além da coragem para se aventurar num negócio próprio, o crescimento no número de novas empresas reflete também as inovações que vêm sendo implementadas para facilitar a vida do empreendedor.

“Estamos trabalhando para simplificar o processo de instauração de empresas por meio de soluções tecnológicas. De modo que o cidadão possa realizar a constituição de sua empresa de forma célere, prática e segura de onde estiver, sem a necessidade de percorrer diversos órgãos para formalizar seu negócio. Essas ações já vêm dando resultado, tanto que o crescimento de registros de novas empresas é bastante expressivo”, explica Amorim.

Dados 

Do total contabilizado, o maior volume de criação de novas empresas ocorreu no setor de Serviços, que fechou o ano com 46.773 registros, enquanto que em 2020 chegou a 38.673. Um acréscimo de 20,94%. O Comércio aparece na segunda colocação quanto a inscrições de novos CNPJs, com 22.214 em 2021, contra 18.719 no ano anterior. Incremento de 18,67%. A Indústria teve saldo de 6.071 novos empreendimentos em 2021 e 5.114 em 2020. Uma evolução de 18,71%.

Fonte:      reportermt.com

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %