MT: “CANIBALISMO INTERNO”: Costura na montagem de chapas a deputado muda grupos políticos

MT:  “CANIBALISMO INTERNO”:   Costura na montagem de chapas a deputado muda grupos políticos
Compartilhar

Em alguns casos, para se chegar à convenção e longe do olhar da população, acontecem as “brigas de foices no escuro”

Vereador por VG, Fábio Tardin sonhava com candidatura pelo União Brasil, mas acabou no PSB, após muita luta

Política tem verso e reverso. Ao eleitor são apresentados os candidatos, mas nunca as articulações de bastidores que desembocam nas candidaturas.

Nem sempre é consensual a formação de um grupo político que participa de “arrastões”, distribuindo sorrisos, abraços indistintamente, acenando em frenesi e carregando crianças que nunca viram.

Em alguns casos, para se chegar à convenção e longe do olhar da população, acontecem as chamadas “brigas de foices no escuro”.

Leia também:

Vice deixa prefeito falando sozinho e deve disputar vaga na ALMT

Por unanimidade, TRE cassa mandato do deputado Carlos Bezerra

Por analogia, esse é o caso do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Fábio Tardin (PSB), o Fabinho.

Tardin cumpre o segundo mandato consecutivo de vereador eleito e reeleito pelo extinto Democratas (DEM).

Político do grupo liderado pelo senador Jayme Campos (UB), Fabinho foi apresentado enquanto pré-candidato a deputado estadual pelo DEM.

Mesmo abraçando a possibilidade da candidatura, o vereador ponderava que seria muito difícil sua eleição à Assembleia, por conta dos nomes do partido que disputariam mandato, a exemplo dos deputados estaduais Eduardo Botelho e Dilmar Dal’Bosco, além de Júlio Campos, irmão de Jayme e que foi prefeito de Várzea Grande, deputado federal, governador e senador.

Mesmo com o pé atrás, Fabinho mantinha a intenção de candidatar-se.

Porém, com a fusão do DEM com o PSL, o quadro interno tornou-se ainda mais difícil para sua eleição, pois o partido incorporado ao seu jogou na nova sigla, o União Brasil, os deputados estaduais Delegado Claudinei, Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento, todos de olho na Assembleia.

Com o congestionamento de caciques para a Assembleia, no começo da temporada de mudança de partido com a janela de filiação em vigor, Fabinho bateu às portas do PSB do deputado estadual Max Russi, para discutir a possibilidade de aderir àquela sigla e disputar a eleição.

O vereador e Max chegaram a entendimento, depois de apresentada a lista da pré-chapa.

Max teria assegurado a Fabinho que nenhum outro nome com boa densidade eleitoral seria incluindo ao partido.

Política, além de não ser ciência exata, ainda tem o complicador da revisão de entendimentos por parte de políticos, isoladamente, sem a preocupação de ouvir a outra parte.

Assim, Max filiou o ex-prefeito reeleito de Barra do Garças, Beto Farias, assegurando a ele legenda para deputado estadual.

Fabinho tremeu nas bases, desabafou, mas o líder de seu partido o tranquilizou.

Tudo bem! Quando parecia que o PSB navegava em mar de calmaria, a imprensa abriu manchete à filiação do ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado, o “Beto Dois a Um”, ao PSB, para concorrer à Assembleia.

Fabinho botou a faca no pescoço de Max: “Não aceito Beto Dois a Um”.

Acuado, Max não deu entrada à filiação do ex-secretário, que assim permanece filiado ao União Brasil, e seja o que Deus quiser.

Livre de Beto Dois a Um, dentro de seu partido, Fabinho deverá disputar mandato com Max Russi; com o Dr. Eugênio Paiva, que tentará a reeleição; com Beto Farias; com o ex-presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e vereador por Vila Bela da Santíssima Trindade, Edclay Coelho; com o presidente da Câmara de Rondonópolis, Roni Magnani; com Janovan Rios de Sousa, que foi vereador por Vila Rica em três mandatos e assessora Max na Assembleia; com Meire do Lanche, vereadora por Arenápolis; e outros nomes.

Beto Dois a Um, fora do PSB, tentará vaga, na pré-chapa do União, onde o congestionamento de políticos com densidade eleitoral nada fica a dever ao partido de Max.

Ao contrário de Fabinho, o ex-secretário não terá como afastar o chamado “canibalismo interno”, pois os principais nomes do partido ao qual retornou sem ter saído são de deputados estaduais, que, além do peso eleitoral, ainda têm ao seu lado a legislação que os fazem candidatos natos.

Fonte:    diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %