MT: “CARTAS FORA DO BARALHO: Botelho: União descartou federação com PSDB e MDB e segue só

MT:  “CARTAS FORA DO BARALHO:  Botelho: União descartou federação com PSDB e MDB e segue só
Compartilhar

Deputado vê com alívio descarte de aliança porque atrapalharia chapas proporcionais em MT

O deputado estadual Eduardo Botelho, que vê com alívio caso federação não se concretize

Uma das lideranças do União Brasil em Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que o partido não irá mais buscar a federação que estava sendo articulada junto ao PSDB e ao MDB, o que é visto com alívio pelo parlamentar.

A confirmação, segundo ele, foi feita pelo presidente do partido em Mato Grosso, Fábio Garcia, que viajou à Brasília para acompanhar as negociações e cobrar um posicionamento do Diretório Nacional, a fim de não atrapalhar as composições do partido no Estado.

“Ontem, o Fábio Garcia esteve em reunião em Brasília e praticamente está descartada as federações do União Brasil com qualquer partido. Então nós temos que trabalhar solo agora e ir pra frente”, afirmou.

Então isso praticamente foi descartado, segundo Fábio Garcia. [PSDB e MDB] são cartas fora do baralho. Não vai fazer federação com ninguém

De acordo com Botelho, com a junção do DEM e do PSL para criação do União Brasil, o partido já se encontra “inchado” o suficiente e correria o risco de perder espaço caso firmasse o compromisso de caminhar junto com qualquer outro partido por quatro anos.

“Com a fusão com o PSL, o partido já ficou muito grande e quando começou a falar em possibilidade de federação, começam os interesses do antigo PSL, do DEM, do MDB, então estava tendo muita confusão”, afirmou.

“Então isso praticamente foi descartado, segundo Fábio Garcia. [PSDB e MDB] são cartas fora do baralho. Não vai fazer federação com ninguém. Não cabe mais ninguém”, completou.

Impacto em MT

No caso do Legislativo mato-grossense, Botelho explicou que uma federação faria com que tanto o União Brasil quanto o MDB, por exemplo, tivessem dificuldade em conseguir alcançar as metas já estabelecidas para as eleições de outubro por cada partido.

“Se tivesse uma federação, só seria bom para um candidato majoritário. Mas para os proporcionais, não. Porque temos condições de fazer três deputados. O MDB pode fazer até quatro. São sete cadeiras. Se fizer uma federação, serão no máximo cinco [vagas]” disse.

“Sob esse aspecto é melhor não fazer a federação. Como é feito hoje, com as sobras partidárias, se você tem um número grande de votos, chega um momento que não é com, porque a sobra vai pra os partidos, mesmo quem não fizer a legenda. E isso é muito ruim”, completou.

Se tivesse uma federação, só seria bom para um candidato majoritário. Mas para os proporcionais, não

Apesar da declaração de Botelho, nesta quarta-feira (08), o presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, afirmou que o partido estava com tratativas “bem avançadas” para fechar a federação com o MDB, mas que o enlace estaria dependendo dos cenários estaduais.

Segundo Bivar, tanto o União Brasil quanto o MDB estão consultando suas bases para avaliar a possibilidade.

Fonte:  midianews.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %