MT: CENÁRIO ASSUSTADOR: Secretário confirma ômicron em MT e prevê 1 milhão de casos por dia

MT: CENÁRIO ASSUSTADOR:  Secretário confirma ômicron em MT e prevê 1 milhão de casos por dia
Compartilhar

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, afirmou estar “totalmente chocado” com a capacidade de transmissão da nova variante da covid-19, a ômicron

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, afirmou ao

“Essa nova variante é chocante. A capacidade de transmissão é assustadora. Os casos mais do que triplicaram em Várzea Grande. Só na UPA, na segunda-feira (10), foram feitos 235 testes e mais de 70% deram positivo”, expôs o secretário.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) não confirma nenhum caso positivo da ômicron, mas de acordo com o secretário, é porque ainda não existe testagem específica.

“Não tem como ter dados oficiais, porque ainda não tem teste específico. Mas tínhamos uma situação controlada e agora os casos explodiram. Não tenha dúvidas de que é a nova cepa e em breve isso vai piorar em todo o Brasil, chegando a 1 milhão de casos por dia”, afirmou Gonçalo.

Mato Grosso passou de média diária de 100 casos no início de dezembro para mais de 2 mil desde a última semana. Para Gonçalo Barros, esse número ainda mostra uma subnotificação.

“Eu estou muito assustado com a velocidade da transmissão. Não vai demorar para piorar. E é muito maior do que os números atuais, porque muita gente está achando que é gripe e não faz o teste.”

Somente em Várzea Grande, de acordo com dados do secretário, há cerca de 50 profissionais de saúde afastados por estarem contaminados pelo coronavírus. Dentre eles, pelo menos 20 médicos.

Gonçalo e outros dois membros de sua família testaram positivo para a covid-19. Ele não tem dúvidas de que se trata da variante ômicron, pois sente inflamação na garganta e outros sintomas específicos.

“Do que adiantou isolarmos nossas crianças por 2 anos? A vacina não chega pra eles e nós mesmos levamos para dentro de casa. A única saída é a vacina. A eficácia dela está mais do que comprovada, porque os casos graves são raríssimos. Se não vacinou, ainda dá tempo!”, convoca

Fonte:     reportermt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %