MT: CONAB DESTACA MERCADO DE SOJA COM TENDÊNCIA DE ALTA; MT FECHOU 2021 COM PREÇOS RECORDES

MT:  CONAB DESTACA MERCADO DE SOJA COM TENDÊNCIA DE ALTA; MT FECHOU 2021 COM PREÇOS RECORDES
Compartilhar

 

 

A tendência de alta do mercado nacional de soja, movida por elevações nos preços internacionais da oleaginosa e do dólar, porém com baixa dos prêmios de portos, pode reduzir os ganhos relacionados a esse produto. A análise é destaque no mais recente Boletim AgroConab, publicação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a última publicação, os preços médios nacionais em alta da soja têm acompanhado o aumento dos preços médios de dezembro em Chicago.  A comercialização da safra 2020/21 chega a mais de 96% e está abaixo do esperado para o período.

Alguns problemas climáticos, ocorridos no Sul do Brasil e na Argentina, trazem preocupação com a oferta enquanto os preços internacionais tiveram alta no mês de dezembro. Já as baixas exportações americanas são responsáveis por conter maiores altas dos preços internacionais.

Leia também: Clima vai beneficiando soja, mas pode comprometer germinação do algodão em MT

Todo o arranjo de mercado foi positivo até a virada do ano para a soja mato-grossense. Complementando os dados da Conab, análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), revela cotações recordes, tanto para soja da safra 2020/21, quanto para o grão – que está em pleno desenvolvimento no campo – da temporada 2021/22.

2021 foi marcado por recordes no preço da soja em Mato Grosso, que apresentou um avanço de 40,75% frente ao que foi visto em 2020 e fechou o ano cotado a R$ 155,65/sc na média do Estado. O cenário foi pautado pelos altos patamares do dólar, bem como a elevada demanda no mercado externo, que trouxe variações positivas na Bolsa de Chicago, valorização essa que já vinha sendo registrada desde 2019”, destacam os analistas.

Com relação às vendas da safra em desenvolvimento – 2021/22 – o grão apresenta quase 50% da produção comprometida até dezembro, a um preço médio ponderado de R$ 126,36/sc, valor 45,90% acima do que foi visto no mesmo período da safra anterior.

Em relação às exportações, ainda em novembro, Mato Grosso já havia movimentado o maior volume de soja da história, com mais de 23, 3 milhões de toneladas, tendência de recorde que se estende para o atual ciclo estadual.

Fonte:      matogrossoeconomico.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %