MT: EDUCAÇÃO / PROJETO SEMEIA: Estudantes de dez escolas da rede pública municipal de ensino conhecem o dia a dia das atividades no campo

MT:   EDUCAÇÃO / PROJETO SEMEIA:   Estudantes de dez escolas da rede pública municipal de ensino conhecem o dia a dia das atividades no campo
Compartilhar

Projeto envolve professores que recebem capacitação para desenvolver atividades e aproximadamente 2 mil estudantes do Ensino Fundamental

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, visitaram na terça-feira (24), uma propriedade rural localizada na rodovia Coronel Palmiro Paes de Barros, no município de Santo Antônio do Leverger, a 34 quilômetros de Cuiabá. A visita faz parte das ações do projeto SEMEIA, voltado para estudantes do 1ª ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O projeto, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) vai atender em torno de  2 mil estudantes de 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) da rede pública municipal de Cuiabá.

Lançado em 2021, devido as restrições impostas pela pandemia, só foi possível realizá-lo este ano. Além de capacitação dos professores, a proposta é que os estudantes participem de atividades teóricas sobre o universo do agro e façam visitas a uma propriedade rural, para conhecerem de perto e na prática, a vivência do campo.

O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas. A primeira envolve os professores, que recebem capacitação, via sistema de ensino à distância (EaD) pelo Senar MT. Na segunda etapa o projeto é desenvolvido nas escolas e na terceira, é feita uma avaliação das atividades. Na quarta e última etapa é realizada uma exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes, no desenvolvimento do projeto. Nesse evento prevista para o segundo semestre, o Senar MT irá entregar certificados de reconhecimento às escolas, professores e estudantes.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, explicou que as atividades são desenvolvidas de acordo com o Ano escolar dos estudantes. “Além da interatividade, o projeto proporciona uma vivência prática com a visita dos estudantes a uma propriedade rural, para conhecerem o dia a dia das atividades no campo”, destacou a coordenadora.

Visita

Os estudantes do 1º Ano da EMEB Rita Caldas abriram a etapa de visitas a propriedade rural nesta terça-feira (24).

No período da manhã, após um lanche, eles conheceram os vários espaços da Estância entre eles o curral e o galinheiro, e plantaram mudas. Após o almoço, participaram de uma Oficina de Ervas Aromáticas e depois fizeram um lanche. Os estudantes se encantaram com a experiência e o que mais gostaram foi a visita ao curral e o plantio de mudas.

Para cada faixa etária foi organizada uma atividade como a manipulação de ervas aromáticas para os estudantes do 1º Ano e assim as demais oficinas, de temperos naturais para estudantes do 2º Ano, de hortaliças para o 3º Ano, produção de queijo para o 4º Ano e produção de hamburguer para o 5º Ano.

A programação de visitas da escola Rita Caldas prossegue até o dia 31. A próxima escola será a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo a partir do mês de junho.

Fonte:       cuiaba.mt.gov.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %