MT: Exposição Museu de Arte Sacra 3D entra em cartaz neste domingo (10)

MT: Exposição Museu de Arte Sacra 3D entra em cartaz neste domingo (10)
Compartilhar

As peças que integram a exposição foram produzidas pelo laboratório de Arquitetura e Urbanismo – lab.au/fablab/UFMT

Entra em cartaz neste domingo (10.04), às 10h, a Exposição Museu de Arte Sacra 3D, onde serão expostas 43 réplicas do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, acessíveis ao toque e com audiodescrição.

As peças foram produzidas pelo laboratório de Arquitetura e Urbanismo – lab.au/fablab/UFMT, por meio de um processo conhecido como Manufatura Digital Aditiva ou, como é conhecida mais popularmente, Impressão 3D. Fazem parte da equipe o professor Maurício Oliveira, os alunos Karine Pimenta e Gustavo Neri, e a ex-aluna Amanda Prado, todos vinculados ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.

“O projeto se tornou realidade por meio da campanha de financiamento coletivo ‘Museu de Arte Sacra 3D’, realizada no ano de 2021. Participaram como apoiadores 296 pessoas que, juntas, alcançaram 101% da meta financeira estipulada. Agora é hora de conhecer o resultado desse trabalho tão cuidadosamente elaborado”, destacou Viviene Lozi, coordenadora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Segundo a coordenadora, o trabalho começou a ser desenvolvido em maio de 2021, com a análise do grau de complexidade das peças que seriam produzidas. Depois, foi traçado um plano de trabalho para que todos os itens fossem criados.

“Após as avaliações que realizamos sobre cada peça, foi acordado pelo grupo que as peças mais complexas seriam as primeiras a serem modeladas, porque tinham maior potencial de retrabalho e, assim, seria importante para reavaliarmos o cronograma, caso fosse necessário. As peças identificadas como de maior complexidade foram três: retábulo barroco; retábulo neoclássico e retábulo rococó. Apenas quando terminamos a produção destas, demos andamento na modelagem de todas as outras”, explicou Lozi.

O resultado do trabalho pode ser conferido de quarta a domingo, das 9h às 17h, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.Um dos aparelhos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, gerido via contrato de gestão, o Museu está localizado na Praça do Seminário – Dom Aquino, em Cuiabá, e atua com política de meia-entrada e gratuidade.

Serviço

Estreia da Exposição Museu de Arte Sacra 3D

Data: 10 de abril, às 10h

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Endereço: Praça do Seminário – Dom Aquino, em Cuiabá.

Fonte:     secel.mt.gov.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %