MT: FIÉIS REPROVARAM: Após polêmica, colégio diz que mudará escultura do padre Firmo

MT:  FIÉIS REPROVARAM:   Após polêmica, colégio diz que mudará escultura do padre Firmo
Compartilhar

Parentes do religioso e católicos não gostaram da homenagem feita por escola de Cuiabá

O coordenador do Colégio São Gonçalo, padre Hermenegildo Conceição Silva, afirmou que a escultura do padre Firmo Pinto Duarte, que causou revolta entre fiéis e familiares, será alterada para uma obra mais semelhante às características físicas do líder religioso.

A decisão veio após a comunidade católica criar um movimento pedindo a retirada do busto do padre Firmo da Praça da Saúde, que fica em frente ao Ginásio São Gonçalo. Segundo os fiéis, a escultura não lembrava em nada a fisionomia da importante figura religiosa de Mato Grosso.

Após a repercussão negativa da tentativa de homenagem, o padre Hermenegildo se pronunciou ao MidiaNews por meio da assessoria da escola, afirmando que os familiares e fiéis podem ficar “tranquilos”.

“O que a gente pode dizer é que vai ser resolvido, tanto os fiéis quanto os familiares podem ficar tranquilos porque o padre Firmo vai ter a homenagem que de fato merece”, explicou.

A direção do São Gonçalo ainda confirmou que foi o colégio quem financiou tanto os materiais quanto o artista plástico escolhido para eternizar o busto do pároco.

Segundo eles, o projeto para elaborar a escultura já era algo planejado antes da gestão do padre Hermenegildo e, quando o religioso assumiu a coordenação do São Gonçalo, já pegou os planos em andamento.

O padre também explicou que a escultura era para ser inaugurada em 2020, mas a cerimônia foi adiada devido à pandemia e só foi realizada no dia 24 de novembro. Segundo o pároco, ele só viu a escultura do padre Firmo um dia antes da inauguração, quando não havia mais o que ser feito

“O próprio padre Hermenegildo só viu a estátua pronta um dia antes do lançamento da praça e ele naquela situação já tinha pontuado que não estava de acordo, porque não estava semelhante ao que de fato era o padre Firmo, mas mesmo assim o evento prosseguiu”, disse a assessoria.

Agora, a direção do São Gonçalo afirma que está debatendo qual a melhor forma de resolver o problema. As opções relatadas até o momento são: ou refazer do zero ou trabalhar para reformar a escultura que já foi feita.

O colégio vai conversar com o artista plástico Amâncio Ribeiro, escolhido para fazer a escultura, e aguarda o parecer do profissional para saber qual a melhor decisão a ser tomada no momento.

Ainda não há um prazo para quando a obra será retirada para que possa ser feita a sua nova versão.

Obra trouxe revolta

A ideia da homenagem ao padre Firmo partiu do vereador Mário Nadaf, que resolveu sugerir um projeto para a criação de uma escultura com o rosto do padre para eternizá-lo na memória dos cuiabanos.

No entanto, a revelação da obra final decepcionou tanto familiares quanto fiéis que estavam presentes na cerimônia de inauguração. Em entrevista ao MidiaNews, Creusa Firmo de Joseti, parente e por muitos anos ministra de eucaristia ao lado do pároco, chamou a tentativa de homenagem de “verdadeira catástrofe”.

O historiador Suelme Fernandes também se uniu ao movimento contra o busto e chegou a chamar a obra de “caricatura feia”.

“Foi constrangedora na hora da inauguração, porque todos que estavam ali ficaram chocados, não sabiam se batiam palmas ou se ficavam com vergonha”, acrescenta Suelme. “A revolta é grande porque mexeram com algo muito caro aos cuibanos”.

Outros apoiadores do movimento se uniram que também expressaram o descontentamento no grupo Amigos da História de Mato Grosso.

Trajetória

O Padre Firmo nasceu em Cáceres, mas viveu parte de sua infância e adolescência na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizado o Centro Geodésico da América do Sul.

Tornou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, padre Firmo foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período implementou um projeto primado por uma nova e dinâmica pedagogia especialmente voltada para as comunidades indígenas missionadas em Sangradouro, Merure e São Marcos.

Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá” e atuou também como diretor da Missão Salesiana em Mato Grosso.

Foi membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), onde tomou posse em 08 de dezembro de 1997. Escreveu também o livro “Mulher – a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.

Fonte:       midianews.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %