MT: FOI INTERNADA: Mulher de 34 anos é o primeiro caso de Flurona em Cuiabá

MT:  FOI INTERNADA:   Mulher de 34 anos é o primeiro caso de Flurona em Cuiabá
Compartilhar

 

 

O primeiro caso de dupla infecção pela covid-19 e gripe em Cuiabá foi de uma mulher de 34 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira (4).

A pasta divulgou os números oficiais das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) no final da tarde desta terça-feira. Com o balanço, a SMS esclareceu que o caso de flurona foi de uma mulher que chegou a ser internada.

Leia também – Cuiabá registra casos de dupla infecção por covid e gripe

Ainda de acordo com a pasta, a mulher ficou sob cuidados médicos em um hospital particular da Capital. Contudo, após apresentar melhora, recebeu alta.

Até o momento, casos de Flurona foram notificados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

No Rio, a doença foi notificada em um adolescente. Já no Ceará foram confirmados casos em dois bebês e em um homem adulto. Enquanto em São Paulo várias pessoas testaram positivo para a dupla infecção.

A denominação Flurona vem da junção em inglês das palavras flu (gripe) e corona (coronavírus).

Confira a nota da SMS na íntegra a seguir:  

“- Desde dezembro de 2021 até esta terça-feira (4), registrou 134 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá. Desses, 44 foram confirmados, sendo 33 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B, cinco por covid-19 e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-19. Este último caso trata-se de uma mulher de 34 anos que ficou internada em hospital particular e já recebeu alta.  

– Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 34 casos, sendo que oito foram confirmados para Influenza A, um para Influenza A H3N2 e dois para covid-19.  

– Em relação à síndrome gripal entre os residentes de Cuiabá, 118 casos confirmados foram repassados pelos laboratórios à Vigilância, sendo 88 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial. Também houve seis coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19 e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e rinovírus.  

– Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 19 casos confirmados, sendo 16 por Influenza A, dois por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial.  

– Vale ressaltar que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são aqueles cujos pacientes chegaram a ser internados, enquanto as síndromes gripais são ambulatoriais.  

– Vale destacar ainda que somente os casos de SRAG são de notificação obrigatória, conforme protocolo do Ministério da Saúde.  

– A SMS segue atenta ao cenário e atuando com o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, com atendimento em livre demanda nas unidades básicas de saúde para atender os casos leves e orienta a população que mantenha as medidas de prevenção, como a higienização constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e atualização da caderneta de vacinação.   

Fonte:       gazetadigital.com

Fonte:


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %