MT: INSTRUÇÃO NORMATIVA ASSEGURA NOVO CALENDÁRIO DE PLANTIO DE SOJA PARA MT

MT:  INSTRUÇÃO NORMATIVA ASSEGURA NOVO CALENDÁRIO DE PLANTIO DE SOJA PARA MT
Compartilhar

 

 

calendário de plantio da soja, em Mato Grosso, para a safra 2021/22 começou dia 16 de setembro de 2021 e segue até 3 de fevereiro de 2022, conforme estabelecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Mato Grosso, uma Instrução Normativa Conjunta (INC), de nº 002, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) – publicada no dia 7 de dezembro de 2021 – asseguram a nova data, validando e confirmando o calendário instituído pelo Mapa.

Além do período de plantio, a INC dispõe de medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja, com o objetivo de prevenir e manter o controle fitossanitário da doença.

Leia também: Sustentada pelo recorde da soja, exportação de MT já supera todo ano de 2020

Entre as principais medidas de prevenção estão: semeadura em fevereiro não poderá ser feita na modalidade de soja safrinha, ou seja, soja sobre soja, no mesmo ano agrícola, plantio excepcional somente para finalidades específicas, cadastro de propriedades, Vazio Sanitário, conforme estabelecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e o controle da ferrugem asiática.

A INC chancela a portaria do Mapa, de 10 de setembro de 2021, que estabelece a alteração do calendário de plantio da soja em todos os estados brasileiros. O documento prevê que os calendários de semeadura devem ser publicados anualmente, antes do início do ano safra.

A analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado, reforça que o Vazio Sanitário vai permanecer de 15 de junho a 15 de setembro no Estado.

Fonte:     matogrossoeconomico.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %