MT: Javalis e porcos selvagens destroem lavouras de milho em MT

MT: Javalis e porcos selvagens destroem lavouras de milho em MT
Compartilhar

 

 

Em Mato Grosso javalis, javaporcos e animais semelhantes, devoram lavouras de milho e provocam prejuízos imensos aos agricultores. Essa cena se repete a cada safra e leva muito prejuízo e preocupação aos produtores. Os agricultores que estão em áreas mais próximas de matas, enfrentam essa situação com mais frequência.

No eixo da BR-163, as perdas são grandes. O sindicato rural de Lucas do Rio Verde, por exemplo, estima que 3% da safra de milho foi prejudicada pelos animais. Na região do Vale do Araguaia, os estragos causados pelos animais também colocam os produtores em alerta. No município de Canarana os prejuízos chegam a cifras milionárias, segundo o núcleo da região leste da Aprosoja-MT.

O vice-presidente da Aprosoja Leste, Diego Dallasta, comenta sobre os estragos feitos no campo. “Deixaremos de colher 1 milhão de sacas e com isso, perdemos R$ 100 milhões de reais, dinheiro que poderia girar na economia do nosso município. Conversamos com os Sindicatos Rurais e os núcleos da Aprosoja de todo o estado, estima-se uma perda de 5%”, afirma.

MT anuncia concurso para o INDEA com salário de até R$ 8,5 mil; 100 serão chamados este ano

Os javalis são considerados uma das 100 piores espécies exóticas do mundo, segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Os agricultores lamentam que os controles naturais não fazem mais efeito, uma vez que até as onças pintadas não chegam perto dos animais. O Ibama autorizou o abate do animal em todo o território nacional, com algumas normas antes da caça. Mais informações aqui.

Fonte:       agrnoticias.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %