MT: LAVAGEM DAS ESCADARIAS: Lavagem das Escadarias reúne fiéis de diversas religiões

MT:  LAVAGEM DAS ESCADARIAS:  Lavagem das Escadarias reúne fiéis de diversas religiões
Compartilhar

 

 

Fiéis de diversas religiões se reuniram na manhã deste sábado para a 6ª edição da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito que neste ano, teve como tema “passos que salvam, caminhada da paz”. Para o coordenador do Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), Cristóvão Luiz, a lavagem representa diversidade religiosa, pois reúne praticantes de várias religiões em prol da paz.

“Conseguimos reunir uma diversidade religiosa, como mulçumanos, presbiterianos, anglicanos. Em tempos de guerra é possível trazer paz através da cultura negra”, afirmou para a reportagem.

A celebração iniciou por volta das 5 horas no Misc, com um café da manhã, e na sequência fala de autoridades e políticos que deram abertura a Lavagem das Escadarias. Uma multidão de pessoas percorreu um trecho próximo da Igreja do Rosário e São Benedito e, por fim, concentrando-se no largo da igreja.

As mães de santo seguiram na frente com as ‘quartinhas’ enfeitadas com flores, dançando e cantando. Muitos carregavam bandeiras com mensagem de paz. Todos vestidos de branco, com colares e outros objetos que remetem às religiões de matriz africana.  Pombas brancas foram soltas simbolizando a paz.

A  presidente da Comissão da Lavagem das Escadarias de São Benedito, Lindisey Sá, afirma que é um evento de resgate da cultura de matriz africana em Cuiabá, onde os negros tiveram forte influência na construção da cidade. “É um movimento de resgate, de circulação afro-brasileira trazendo as comunidades tradicionais para que elas possam ocupar o seu espaço”. A paz é o ponto principal da Lavagem e, conforme Lindisey Sá, tende-se a buscar a paz, principalmente,  nos tempos atuais vivenciado.

  Lindisey Sá, Presidente da Comissão da Lavagem das Escadarias de São Benedito.

A lavagem das escadarias busca resgatar e dar visibilidade à cultura africana. Acontece anualmente e é considerada a segunda maior do país, sendo a primeira a lavagem das escadarias do Bonfim, em Salvador. Em 2020, a celebração aqui em Cuiabá foi suspensa por conta da pandemia de covid-19.

O novo arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, esteve presente e participou da caminhada em sentido à igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O deputado Wilson Santos destacou a importância do evento na luta contra o racismo e contra a intolerância religiosa. “Há um grito de socorro por liberdade, igualdade, contra o preconceito e contra o racismo que são estruturais em Cuiabá, em Mato Grosso e no Brasil”.

O evento é organizado pela Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito com apoio da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O secretário Aluísio Leite destacou a inclusão da lavagem no calendário cultural de Cuiabá por meio da Lei nº 6.304, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“É um evento histórico que preserva a memória dos nossos ancestrais negros. Estamos homenageando São Benedito que é um símbolo para as matrizes africanas que ajudaram a construir a Cuiabá de hoje”.

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %