MT: LOBBY EM MANSO: Elizeu acusa Dal Bosco de tentar ‘livrar’ Furnas de punição

MT:  LOBBY EM MANSO:  Elizeu acusa Dal Bosco de tentar ‘livrar’ Furnas de punição
Compartilhar

 

 

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) usou a tribuna da Assmbleia para acusar Furnas de estar fazendo lobby para modificar o projeto de lei aprovado em primeira votação que cria o Programa de Peixamento na Barragem da Usina Hidrelétrica do Manso, em Mato Grosso.

A lei, além de tentar equilibrar as espécies de peixe no local e reduzir a população de piranhas, que vem atacando pessoas no lago de Manso, também pede a suspensão de Furnas em atuar no Estado.  Elizeu acusou ainda o líder do governo, deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (UB), de ter solicitado vista na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para evitar a segunda votação nesta quarta-feira (23).

Leia também – Por reeleição, bolsonaristas preparam ‘Caravana MT Verde e Amerelo’

O deputado afirmou que obteve informações de que o real motivo do pedido de vista seria para apresentar um substitutivo para retirar do projeto qualquer possibilidade de punição a Furnas.

“Esse pedido de vista do deputado Dilmar Dal Bosco vem a contribuir com os ataques de piranhas no Lago de Manso. E querem colocar um substitutivo integral. Qual o interesse de colocar um substitutivo em um projeto que está redondo. Querem tirar a punição, a Furnas, de ter o seu licenciamento suspenso em caso de não fazer a soltura de alevinos”, disse antes de ter o microfone cortado.

Mesmo assim, Elizeu continuou gritando no Plenário. Antes, Nascimento chegou a questionar Dilmar nos corredores da Assembleia juntamente com representantes de Manso. Dilmar afirmou que não conhece o projeto e deverá estudar.

O projeto institui o Programa de Peixamento na barragem da Usina Hidrelétrica do Manso. Entende-se por peixamento, segundo o projeto de lei, a operação que tem por fim o povoamento, o repovoamento e a estocagem de coleções d’água, com larvas, pós-larvas, alevinos, juvenis e adultos de peixes.

O projeto foi apresentado pelo deputado Elizeu Nascimento e a deputada Janaina Riva (MDB).  Elizeu afirma que foi procurado por representantes de Furnas para retirar do PL os artigos que estabelece punições à empresa.

Fonte:     gazetadigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %