MT: MPE quer livrar Blairo, mas nega prescrição de ação por compra de vaga no TCE

MT: MPE quer livrar Blairo, mas nega prescrição de ação por compra de vaga no TCE
Compartilhar

Em relação ao pedido de prescrição feito por Eder e Sérgio Ricardo, o MPE argumentou que não é possível reconhecer a prescrição

MPE se manifestou favorável ao pedido do ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi

O Ministério Público Estadual (MPE) se manifestou favorável ao pedido do ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi (Progressistas) para trancar o andamento da ação de improbidade administrativa por suposta compra de vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No mesmo parecer, assinado nessa quarta-feira (19), o MPE se posicionou contra as alegações de prescrição intercorrente feitas pelo ex-secretário Eder Moraes e pelo conselheiro do TCE Sérgio Ricardo.

À Justiça, Blairo argumentou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região já reconheceu, em um habeas corpus, que não há relação entre ele e o suposto crime denunciado. Com isso, ele conseguiu o trancamento de uma ação penal movida pelos mesmos fatos.

“Portanto, havendo a identidade dos fatos objeto da presente ação de improbidade e da ação penal trancada, circunstância inclusive já reconhecida pelo r. Juízo, forçoso considerar que o julgamento do HC, no qual restou reconhecida a atipicidade e a ausência de conduta a ser imputada ao requerido Blairo Maggi, produzirá efeitos em relação à presente ação de improbidade”, ponderou o Subprocurador-Geral de Justiça Deosdete Cruz Junior.

Leia também – Éder Moraes aciona o STJ e tenta se livrar de tornozeleira

Já em relação ao pedido de prescrição feito por Eder e Sérgio Ricardo, o MPE argumentou que não é possível reconhecer a prescrição.

O subprocurador apontou que a prescrição intercorrente é uma regra nova, criada a partir da edição da lei de improbidade administrativa em 2021, e que não é possível atribuir efeito retroativo. Ainda, que ela só teria efeito após terem se passado quatro anos desde a publicação da nova lei.

Ele também pontuou que a aplicação da tese de prescrição intercorrente de forma imediata “importaria em efetivo esvaziamento da Lei de Improbidade e o retrocesso na proteção da probidade, igualdade e moralidade”.

Além disso, chamou a atenção para o fato de que o processo tem nove réus e mais de 35 mil laudas, “o que certamente demanda um tempo para processamento e julgamento muito maior do que as demais ações, sendo impensável a aplicação retroativa de uma regra processual”.

Os pedidos dos réus e a manifestação do MPE ainda vão ser analisados pela Justiça.

Fonte:      conexaopoder.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %