MT: NOVAS MEDIDAS EM MT: Prefeitura fecha o cerco contra covid e proíbe festividades

MT:  NOVAS MEDIDAS EM MT:  Prefeitura fecha o cerco contra covid e proíbe festividades
Compartilhar

 

A prefeitura de Cocalinho (923 km a leste de Cuiabá) baixou novo decreto contra o avanço da covid-19 no município no qual proíbe a realização de festas. A medida passou a valer na quinta-feira (6) e segue até o dia 25 deste mês, podendo ser renovada.

Segundo o decreto nº 2.093/2022, as ações mais enérgicas por parte do Executivo municipal foram adotadas diante do “crescimento exacerbado dos casos confirmados para covid-19, combinado com o grande número de pessoas com síndromes grupais”.

Leia também – São Félix impõe toque de recolher e proíbe qualquer tipo de festa

Diante deste cenário, a prefeitura decretou a proibição de festas tanto públicas quanto privadas assim como vetou o atendimento em estabelecimentos de pessoas que não estejam utilizando máscaras.

Além disso, conforme expresso na normativa, os comércios deverão disponibilizar à população álcool 70% de forma acessível.

A postura de acirramento no combate à covid não é exclusiva da cidade de Cocalinho, uma vez que outros municípios de Mato Grosso têm adotado ações semelhantes diante da alta de casos registrada no estado nos últimos dias.

Ainda no final de 2021, no dia 28 de dezembro, a prefeitura de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) já havia baixado um novo decreto com medidas restritivas. À época, a normativa de nº 167 previa a suspensão de expedição de alvarás para eventos na cidade.

Outro veto estabelecido no decreto determinava a proibição de som automotivo em espaço público. Na medida, a prefeitura ainda reforçou as determinações relativas ao uso de máscaras em estabelecimentos comerciais.

Posteriormente, já no último dia 4, a prefeitura de Canabrava do Norte (1.215 km a nordeste da Capital) também adotou ações mais restritivas diante da pandemia por meio do decreto nº 773.

Na medida, o Executivo local determinava que eventos públicos e privados na cidade só poderiam ser realizados com a exigência do comprovante de vacinação, ainda que apenas da primeira dose.

Já na quinta-feira, passaram a valer medidas mais rígidas também nas cidades de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá) e em Jauru (425 km a oeste da Capital).

Conforme noticiado pela reportagem, em São Félix do Araguaia a prefeitura voltou a decretar toque de recolher e proibiu a realização de festas na cidade.

Já em Jauru o Executivo determinou o uso obrigatório de máscaras para pessoas a partir de dois e poupou apenas crianças que estiveram utilizando chupeta.

Fonte:       gazetadigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %