MT: OPERAÇÃO DESCOBRIMENTO: Borgato teria ligação com tráfico desde época em prefeitura

MT: OPERAÇÃO DESCOBRIMENTO:  Borgato teria ligação com tráfico desde época em prefeitura
Compartilhar

 

 

Conversas entre a doleira Nelma Kodama e o lobista Rowles Magalhães mostram possível ligação do ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, com o tráfico desde o período em que chefiou a prefeitura de Glória D’Oeste (312 km a oeste de Cuiabá).

A ligação é evidenciada por meio de documentação que autorizou a deflagração da Operação Descobrimento, em que Borgato foi preso por ser um dos chefes em um esquema de tráfico internacional de cocaína.

Leia também – PRF corrige informações de acidente, confirma 8 mortes e motorista não está entre vítimas fatais

Em conversas trocadas entre Nelma e Rowles, a doleira mostra prints de uma lista de chamadas realizadas via WhatsApp. Em destaque na imagem, Borgato é identificado como tendo feito uma das ligações.

O que chama atenção no print é o fato de que o nome de Borgato está salvo como “Pref Gloria Newton Secretario Ciencias E Tecnologia”, evidenciando que o ex-secretário poderia manter contato desde o período em que esteve à frente da prefeitura.

As mensagens, conforme identificação, foram trocadas em julho de 2017. Borgato comandou o paço municipal por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2009-2012 e 2013-2016.

Além das conversas entre a doleira e o lobista, Borgato também aparece em imagens em que diálogos são feitos entre ele e Rowles, de julho de 2020.

Operação

A Operação Descobrimento foi deflagrada há um mês, no dia 19 de abril. Na ação, foram presos Borgato e Rowles dentre outras pessoas. A operação tem como base a apreensão de 595 kg de cocaína apreendidas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, dentro do Aeroporto Internacional de Salvador.

O jato Dassault Falcon 900, de uma empresa portuguesa de táxi aéreo, parou para abastecer e durante a inspeção, agentes encontraram a droga.

A partir das investigações, a polícia conseguiu identificar toda a estrutura criminosa atuante nos dois países, compostas por fornecedores de cocaína, mecânicos e auxiliares –responsáveis pela abertura da fuselagem do avião para esconder a droga -, transportadores – que eram responsáveis pelos voos – além dos doleiros – responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

Houve também cumprimentos de 3 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Portugal, nas cidades do Porto e Braga.   As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvados e pela Justiça Portuguesa. Foram decretadas ainda medidas de apreensão, sequestro e bloqueio de imóveis, bens e valores das contas usadas pelos investigados.

 

Fonte:       gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %