MT: PARALISAÇÃO: Profissionais da Educação protestam contra baixo salário

MT: PARALISAÇÃO:   Profissionais da Educação protestam contra baixo salário
Compartilhar

Os profissionais da educação de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, fizeram uma paralisação em defesa da educação municipal na quarta-feira (30). A paralisação começou de manhã na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres.

A deliberação pela paralisação ocorreu na noite de segunda-feira (28) em mobilização realizada pelos profissionais da educação contra os projetos de lei 006 e 008/2022 e contra à proposta de alteração da lei orgânica do município, que tratam da gestão democrática da instituições de ensino do município de Cáceres.

Segundo os profissionais, os projetos criam cargos comissionados de livre nomeação e exoneração desconsiderando critérios técnicos, legais, e desconsidera a consulta à comunidade escolar e poderá oportunizar ao executivo municipal a realização ‘acomodações’ de aliados políticos, por meio de indicação.

O ato foi realizado em frente à Câmara Municipal de Cáceres onde os presentes definiram por unir forças à paralisação já programada pelos profissionais interinos.

Segundo o sindicato, os profissionais protestam contra a não realização de processo seletivo para contratação de profissionais da educação neste ano, a falta de transparência nos processos de contratação de pessoal temporário em 2022, falta de pagamento de aditivos à contratos de pessoal interino – exercícios 2021 e 2022; entre outras coisas.

Também reivindicam a implantação do piso salarial nacional, o pagamento de horas atividades para os professores interinos; a construção de normativa sobre o cumprimento das horas atividades na rede municipal; e o pagamento do terço constitucional de férias proporcional aos 45 dias de férias dos professores.

Fonte:     folhamax.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %