MT: PF É ACIONADA: MPF suspeita de incêndio criminoso em aldeia xavante em MT

MT:  PF É ACIONADA:   MPF suspeita de incêndio criminoso em aldeia xavante em MT
Compartilhar

Informações iniciais indicam que 48 casas da Aldeia Ethenhiritipá, da TI Pimentel Barbosa, foram incendiadas

Da Redação
Incêndio atingiu as casas da Aldeia Ethenhiritipá,na Terra Indígena Pimentel Barbosa, da etnia xavante, na manhã de quinta-feira (4).

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Polícia Federak e à Fundação Nacional do Índio (Funai) que investiguem as causas do incêndio que atingiu as casas da Aldeia Ethenhiritipá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, da etnia xavante, na manhã de quinta-feira (4).

De acordo com informações iniciais, recebidas pelo 1º Ofício da Procuradoria da República em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), todas as 48 casas da aldeia foram incendiadas.

Ao saber do ocorrido, o procurador da República Everton Aguiar entrou em contato com a Coordenação Regional da Funai, em Ribeirão Cascalheira (900 km a Nordeste da Capital) para que os fatos fossem apurados.

Leia também:

MPF ajuíza ação para barrar obra da Ferrovia Rondonópolis-Lucas

Inicialmente, as informações dão conta de que há indícios de crime, o que coloca em risco a integridade física dos habitantes da Aldeia Ethenhiritipá.

“Os fatos necessitam de imediata apuração pela Polícia Federal, devendo-se realizar diligência no local com o objetivo de reunir elementos concretos sobre os fatos, colhendo elementos de autoria e materialidade delitivas”, afirmou o procurador da República em Barra do Garças.

Diante dos fatos, o procurador requisitou que a Polícia Federal instaure inquérito policial e realize, de forma imediata, diligências no local.

Também solicitou que a Funai (CR Ribeirão Cascalheira) adote as providências pertinentes, e encaminhe informações atualizadas ao MPF sobre o caso.

Fonte:   diariodecuiaba.com.br

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %