MT: PLUMA MATO-GROSSENSE REGISTRA EXPORTAÇÕES RECORDES EM 2021

MT:  PLUMA MATO-GROSSENSE REGISTRA EXPORTAÇÕES RECORDES EM 2021
Compartilhar

 

 

Mato Grosso, maior produtor nacional de algodão, está também na dianteira das exportações da pluma. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de janeiro a novembro foram embarcadas 1,24 milhão de toneladas, volume que representa não apenas recorde à série histórica local, como também a revela participação de mais de 71% sobre toda a fibra movimentada no País, no período.

Conforme o Imea, o acumulado das exportações da pluma nacional alcançou a marca de 1,75 milhão de toneladas em 2021. O volume enviado nesses onze meses é 0,51% menor que o do mesmo período do ano passado, devido ao atraso na colheita da fibra, a falta de contêiner, a menor disponibilidade de navios e, no último mês, a paralisação dos caminhoneiros que atuam no porto de Santos, que perdurou durante sete dias.

“Em relação aos estados, Mato Grosso foi responsável por 71,09% dos envios nacionais neste ano, escoando 1,24 milhão de tonelada, aumento de 7,57% em relação ao volume observado no mesmo período de 2020. No entanto, é importante destacar que o recorde no acumulado do ano só foi possível devido ao grande volume exportado no primeiro semestre de 2021, o que não é a realidade apresentada neste segundo semestre, que vai sendo marcado por envios abaixo do observado em igual momento de 2020”, explicam os analistas.

Os volumes exportados poderiam ter sido ainda maiores em 2021 não fosse o corte na produção da safra 2020/21 no Brasil, realidade que determinou o menor ritmo nas exportações, e que já era aguardado para a temporada e pelo mercado

MT E BA LIDERAM NA PRODUÇÃO – Nos últimos anos, o Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão. E entre os maiores exportadores mundiais, ocupando o primeiro lugar em produtividade de algodão nas lavouras de sequeiro.

Segundo técnicos da Embrapa, os números de longo prazo de 2020/21 a 2030/31, dizem que a produção de algodão se concentra especialmente nos estados de Mato Grosso e Bahia, que correspondem em 2020/21 por 90,4% da produção do país, Mato Grosso tem a liderança com 70,1% da produção nacional, vindo a seguir o estado da Bahia com 20,3% da produção brasileira.

Avançando para 2030/31, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos), estimam que a produção mundial de algodão deva atingir 28,4 milhões de toneladas e que o Brasil deverá produzir 12,5% da produção mundial.

Entretanto, mesmo diante dos recordes nominais no Brasil, pesquisadores do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mostram que os valores da pluma para exportação ainda estão acima dos registrados no mercado doméstico, o que leva vendedores a permanecerem firmes nos preços pedidos para novas negociações. Ainda assim, o cenário interno é promissor, uma vez que, estamos entre os maiores consumidores mundiais de algodão em pluma.

Fonte:    matogrossoeconomico.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %