MT: Projeto de escola estadual fortalece o ensino do idioma e da cultura espanhola e latino-americana

MT:  Projeto de escola estadual fortalece o ensino do idioma e da cultura espanhola e latino-americana
Compartilhar

Para os alunos do 2º ano B a experiência foi motivadora e de grande aprendizagem
Durante as apresentações na escola os alunos fizeram uso das Calaveras, espécies de caveiras pintadas e decoradas de modo artístico.

A Escola Estadual La Salle, em Rondonópolis, realiza há três anos um projeto cultural que busca desenvolver nos estudantes não somente o aprendizado teórico, mas também as habilidades práticas, pelas vivências da cultura espanhola e latino-americana.

Trata-se do “Dia de Los Muertos”, um projeto com alusão à tradicional comemoração em prol da vida e morte dos mexicanos, ocorrida todos os anos naquele país sempre no mês de novembro.

Mesmo se valendo de uma temática aparentemente “fúnebre”, a organização em favor da ação na escola rondonopolitana, tal como é o evento naquele país, mostrou o tom da alegria e da irreverência.

Durante as apresentações na escola os alunos fizeram uso das Calaveras, espécies de caveiras pintadas e decoradas de modo artístico. O adereço é uma representação do crânio humano feito em açúcar ou argila, muito utilizada no México na celebração do Dia dos Mortos.

A 3ª edição do projeto realizada na segunda semana de dezembro de 2021 contou com o retorno das aulas presenciais. Segundo o professor de Língua Espanhola Job Lopes, organizador do evento, os alunos dos 2º e 3º anos tiveram a oportunidade de trabalhar coletivamente, de voltar a interagir pessoalmente com os demais, após o longo período de distanciamento social imposto pelas regras da pandemia.

“Esse regresso foi determinante para que os alunos retomassem a socialização, a cooperatividade e a troca de experiências de forma pessoal. Os estudantes, aprenderam, de forma lúdica e dinâmica, a língua espanhola e a cultura dos países latino-americanos”, afirmou.

Para os alunos do 2º ano B a experiência foi motivadora e de grande aprendizagem, pois tiveram que pesquisar, estabelecer objetivos, traçar metas e trabalhar em conjunto.

Segundo o diretor da escola, Alex Frisselli de Oliveira Motta, a importância desse projeto é a vivência dos alunos com a cultura espanhola. “Uma oportunidade única para que os alunos desenvolvam na prática o que aprenderam na teoria”, destacou.

Fonte:     seduc.mt.gov


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %