MT: RECURSO NO STF: Arcanjo tenta se livrar de condenação de prisão

MT: RECURSO NO STF:   Arcanjo tenta se livrar de condenação de prisão
Compartilhar

Ele tenta reverter uma sentença que o condenou, inicialmente, a 37 anos de prisão e foi reduzida para 11 anos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal (STF) vai analisar, entre os dias 22 e 29 de abril, recurso do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro. Ele tenta reverter uma sentença que o condenou, inicialmente, a 37 anos de prisão.

O recurso de Arcanjo já foi analisado pelos ministros da Primeira Turma, em março deste ano, quando os magistrados rejeitaram o recurso, nos termos do voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Nesta ação, Arcanjo conta que, em dezembro de 2003, foi pela Justiça Federal de Mato Grosso, no âmbito da Operação Arca de Noé, por crimes de quadrilha, operação de instituição financeira sem autorização, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, a 37 anos de prisão.

Acrescenta que, após recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, conseguiu se livrar da acusação de evasão de divisas e teve a pena reduzida para 11 anos e quatros meses de prisão.

Desde então, continua recorrendo para se livrar de toda a condenação. Ele afirma que a sentença desrespeita acordo firmado com as autoridades judiciárias do Uruguai, onde ele foi preso em 2003 e teve o pedido de extradição aceito.

Segundo a defesa de Arcanjo, pelas regras do Direito Internacional, o extraditado não pode ser preso, julgado ou condenado por qualquer outro crime cometido antes do pedido de extradição e que não conste no pedido.

No STF, o ex-bicheiro já pediu uma liminar para suspender a execução da condenação, incluindo a perda dos bens colocados para leilão. Contudo, Cármen Lúcia negou esse pedido.

Conforme a ministra, o recurso de Arcanjo ainda corre no TRF1, de forma que, se o assunto ainda está sendo discutido nas instâncias inferiores, não cabe ao Supremo antecipar qualquer decisão. O entendimento da ministra foi mantido no julgamento colegiado.

 

Fonte:    conexaopoder.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %