MT: SEM ALIMENTO E ÁGUA: Indígenas do povo Kanela estão ilhados após enchente

MT: SEM ALIMENTO E ÁGUA:  Indígenas do povo Kanela estão ilhados após enchente
Compartilhar

 

Indígenas do Povo Kanela, que moram na aldeia Nova Pukanu, estão sofrendo há mais de um mês por conta das enchentes em Luciara (1.166 km a nordeste de Cuiabá). Eles estão ilhados desde que o nível do rio aumentou.

As fortes chuvas, que caem na região desde o dia 16 de dezembro, fizeram com que até mesmo as casas fossem alagadas. Além disso, hortas foram perdidas e os moradores estão preocupados com a poluição das cisternas de água potável. Cerca de 189 pessoas moram na aldeia.

O secretário da Associação da Comunidade Indígena do Povo Kanela do Araguaia (Acikan), Claudio do Nascimento Brito, disse que a previsão de novas chuvas assustam os moradores, já que a produção de alimentos está prejudicada e eles têm medo que a água volte a inundar as casas.

“A água voltou a subir, a situação está do mesmo jeito. A previsão do tempo é que volte a chover neste mês de janeiro e principalmente em fevereiro. Isso me causa preocupação”, lamenta

A comunidade precisa, segundo ele, de materiais de higiene pessoal, alimentos, gasolina para abastecer o motor dos barcos, medicação e colete salva vidas.

De acordo com a prefeitura de Luciara, a gestão já foi informada do prejuízo e está ajudando a comunidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Foi realizada uma vistoria pela Defesa Civil na última semana.

A aldeia Nova Pukanu fica a 80 km de Luciara e por conta da enchente, as vias terrestres foram danificadas. Somente por meio dos rios é possível fazer contato com a comunidade, para levar mantimentos e medicamentos.

Ainda de acordo com o gabinete da prefeitura, é provável que o município decrete situação de emergência, visto que a chuva alagou diversos pontos da cidade e prejudicou a acessibilidade.

Com a dificuldade de receber cestas básicas, a Acikan pede por doações de qualquer valor via Pix, por meio do CPF 01857503112.

O valor será endereçado à professora da aldeia indígena Júlia Santana Leite Brito e distribuído na comunidade com compras de água, alimentação e demais necessidades emergenciais.

Fonte:     gazetadigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %