Municípios têm até dezembro para adequar cadastros das equipes de Saúde Bucal

Municípios têm até dezembro para adequar cadastros das equipes de Saúde Bucal
Compartilhar

 

Nota Técnica nº 15 prorroga prazo para descredenciamento. Informações atualizadas devem ser inseridas no CNES e no Sisab

Gestores da Atenção Primária de todo o Brasil têm até o dia 31 de dezembro para atualizar os cadastros das equipes de Saúde Bucal. A Nota Técnica nº 15/2021 altera a Nota Técnica nº 8/2021 e prorroga o prazo para que os municípios insiram os dados corretamente no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Caroline José dos Santos, explica que o objetivo é reforçar o cadastro correto das equipes credenciadas pela pasta para a manutenção do custeio mensal. “Com essa extensão de prazo, evitamos que municípios que ainda não terminaram a atualização dos dados percam os repasses, já que as equipes que não enviam as atualizações são consideradas inaptas para o pagamento”, explica.

Além disso, a nota técnica reforça a importância de manter em dia a produção no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). A ação é fundamental para o acompanhamento das atividades desenvolvidas e para evitar a suspensão no repasse de custeio federal.

Como funciona

Somente equipes de Saúde Bucal credenciadas e cadastradas no CNES e com envio regular de informações pelo Sisab são aptas para o processo de homologação e custeio mensal. O formato de funcionamento e vínculo adequados para o custeio seguem as definições da Portaria de consolidação nº 1, de 2 de junho de 2021.

As equipes de Saúde Bucal também devem manter a carga horária de acordo com o credenciamento e os vínculos:

Tipo de equipe de Saúde Bucal (eSB) Vinculação
1 eSB de 40h semanais Apenas a 1 equipe de Saúde da Família (eSF) ou a 2 equipes de Atenção Primária (eAP) com carga horária de 20h semanais
1 eSB carga horária diferenciada de 30h semanais 1 eAP com carga horária de 30h semanais
1 eSB carga horária diferenciada de 20h semanais 1 eAP com carga horária de 20h semanais
2 eSB com carga horária diferenciada de 20 horas semanais 1 eSF

O registro das equipes que atuam na Atenção Primária no CNES foi redefinido em 2020, a fim de promover a desburocratização do processo de cadastro e assegurar a identificação das equipes custeadas pelo Ministério da Saúde. Com a mudança, as equipes de Saúde Bucal passaram a ter um número de identificador nacional de equipes (INE) próprio. Contudo, as diretrizes de atuação das equipes permanecem as mesmas: as eSB devem atuar de modo vinculado às equipes de Saúde da Família ou de Atenção Primária, de modo que toda equipe de saúde seja resolutiva e atenda ao princípio da integralidade da atenção.As possibilidades de alteração dos vínculos, bem como de profissionais da mesma categoria e carga horária, também são previstas na Portaria de consolidação nº 1.

Os gestores podem consultar o quantitativo de equipes de Saúde Bucal credenciadas, homologadas e pagas por meio do e-Gestor, clicando em Financiamento APS e, depois, extraindo o dado por Pagamento APS. Em casos em que o gestor pretende consultar quais equipes de Saúde Bucal do município foram homologadas, basta clicar neste link.

Para ler a nota completa, clique aqui. E para saber o passo a passo do processo de adequação no credenciamento das equipes, assista ao vídeo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte:         aps.saude.gov


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %