Nova Praça Santos Dumont potencializa Cuiabá como cidade inteligente

Nova Praça Santos Dumont potencializa Cuiabá como cidade inteligente
Compartilhar

 

A estrutura foi reinaugurada nesta semana pelo prefeito Emanuel Pinheiro

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, destaca que a nova Praça Santos Dumont representa um marco no trabalho de modernização desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em toda a cidade. A estrutura foi reinaugurada nesta semana e é composta por diversos equipamentos, que asseguram uma ambiente mais seguro e confortável para a realização de atividades de lazer e integração social.

A obra executada na Santos Dumont, além de preservar os valores históricos do local, também garantiu a construção de uma inovadora fonte luminosa com quatro cores (azul, verde, amarelo e rosa, que proporciona um verdadeiro show visual. Somado a isso, quem frequentar o espaço a partir de agora vai poder desfrutar ainda de acesso gratuito à internet, por meio do programa Conecta Cuiabá.

“Entregamos uma obra onde é possível constatar mais um passo dado no sentido da modernização da cidade, fortalecendo a criação de uma smart city (cidade inteligente). Com o apoio das secretarias de Comunicação e de Gestão, implantamos o Wi-Fi gratuito que pode ser conectado em todo o espaço. Tudo isso é modernidade e representa uma virada de página que o prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado”, argumenta Júnior.

O diretor-geral explica ainda que, dentro do processo de modernização, o projeto de revitalização, igualmente, levou em consideração a importância de ofertar mais segurança às pessoas que utilizarão a praça. Nesse sentido, a iluminação do espaço é toda composta por luminárias de LED e também foram instaladas oito câmeras de monitoramento, que funcionam durante 24 horas.

“A partir de agora, as praças principais públicas terão esse conceito. O nosso próximo desafio é a revitalização da Rachid Jaudy, onde essa mesma ideia estará presente. Acabou aquela poluição visual causada pela fiação suspensa. Agora, o cabeamento é totalmente subterrâneo e as lâmpadas garantirão uma claridade mais eficiente. É mais um trabalho de inovação que estamos levando para o cidadão cuiabano”, completa.

Por fim, Júnior Leite enfatiza que, junto com a entrega de novos espaços modernos de lazer, a Limpurb já possui um planejamento de manutenções periódicas dos equipamentos instalados. Segundo ele, neste momento as equipes estão sendo montadas para que esse tipo de trabalho seja feito sempre de forma rápida. O diretor-geral aponta ainda que a população também possui um importante papel na conservação dessas estruturas.

“Queremos realizar as manutenções antes mesmo dos aparelhos apresentarem defeitos mais graves. Esse dinamismo é importante para que tenhamos sempre equipamentos em bom estado de uso. Dentro desse processo, a população tem um papel fundamental. Então, o cidadão ver alguém depredando esses patrimônios públicos deve fazer uma denuncia, para que possamos identificar e conter esses atos de vandalismo”, pontua.

RANKING SMART CITIES

Com 32,8 pontos, Cuiabá foi apontada em 2021 como a 39º cidade mais inteligente e conectada do país. O estudo foi elaborado pela empresa Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeou 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país. No estudo, foram levados em conta 11 indicadores. São eles: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

BRUNO VICENTE

Foto: Luiz Alves

Prefeitura Cuiabá


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %