O que mudou na cabeça do eleitor brasileiro desde 2018

O que mudou na cabeça do eleitor brasileiro desde 2018
Compartilhar

Violência, pobreza, corrupção, serviços precários de saúde e educação: todos são problemas graves que afetam grande parte dos brasileiros. Mas qual deles está mais presente na cabeça do eleitor quando ele entra na cabine de votação pode ser determinante para os rumos da eleição presidencial.

Pesquisas da ciência política indicam que na maioria das vezes é o bolso que tem maior peso na decisão de voto. Levantamentos realizados na campanha brasileira de 2018, porém, mostram que aquela foi uma eleição diferente.

Há quatro anos, eleitores entrevistados por institutos de pesquisa respondiam que a corrupção era o maior problema do Brasil. Naquele momento, os partidos políticos tradicionais estavam fragilizados pelo impacto da Lava Jato, mega operação que revelou grandes desvios de recursos na Petrobras durante o governo da petista Dilma Rousseff (2011-2016). Mas… e agora?

O que mais preocupa o eleitor em 2022? E como isso afeta os candidatos a presidente que lideram as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro? É o que Mariana Schreiber, nossa repórter em Brasília, explora neste vídeo.

Confira.

BBC NEWS BRASIL


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %