Prefeito determina criação de plano de contingência para enfrentamento de surto gripal

Prefeito determina criação de plano de contingência para enfrentamento de surto gripal
Compartilhar

A decisão do gestor tem como objetivo preparar o sistema público de saúde da Capital

BRUNO VICENTE

Atento ao avanço do surto gripal nos grandes centros urbanos do Brasil, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um plano de contingência e enfrentamento voltado para a capital mato-grossense. A medida preventiva do gestor tem como objetivo preparar o sistema público de saúde, melhorando o atendimento e garantindo todo suporte necessário ao cidadão.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (22) com a secretária de Saúde, Suelen Aliend, e coordenadores de algumas unidades de saúde de Cuiabá, o chefe do Executivo apontou ainda que nos próximos dias deverá ser feita a escolha de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um centro de triagem para concentrar o atendimento desse tipo de caso. Além disso, será reforçado o trabalho de orientação à população.

“Vamos intensificar o trabalho de melhoria no atendimento da população, já que esse surto viral chegou no país e sobrecarregou significativamente o atendimento na rede pública de saúde. Existe estrutura preparada para o cotidiano e agora temos esse aumento na demanda. Por isso, estamos montando uma força-tarefa para poder atender bem a população e superarmos mais esse momento”, explica Emanuel.

De acordo com o prefeito, levando em consideração a celeridade exigida pelo momento, todo esse planejamento deve ser apresentado até o dia 25 de dezembro. “Juntamente com a equipe da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, a secretária Suelen vai coordenar esse trabalho para que possamos, ainda nesta semana, apresentar esse plano de atuação para a sociedade. É uma situação que precisa desse cuidado especial”, completa.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Cuiabá está, atualmente, com mais de 75% do público-alvo vacinado contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacinação é o meio de prevenção mais eficiente contra a gripe e suas complicações. “É importante que a população continue se atentando também para imunização contra o vírus influenza. Aqueles que ainda não se vacinaram procurem nossas unidades de saúde”, orienta o gestor.

Prefeitura Cuiabá


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %