Presidente do Judiciário prestigia posse da segunda mulher que irá liderar OAB-MT

Presidente do Judiciário prestigia posse da segunda mulher que irá liderar OAB-MT
Compartilhar

“Quis o destino que a posse da segunda presidente de seccional da OAB-MT fosse prestigiada pela segunda presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, declarou a nova líder da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-MT. O evento foi prestigiado pela presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, que ocorreu no Teatro Zumira Canavarros, situado na Assembleia Legislativa do Estado, na noite de sexta-feira (17 de dezembro).
Emocionada, a presidente do Judiciário mato-grossense revelou que um filme passou pela cabeça ao ver Gisela caminhando rumo à mesa de autoridades. “Há 28 anos essa mesma solenidade acontecia comigo. Uma pequena diferença, naquele tempo não tínhamos essa platéia maravilhosa e o número de advogados que hoje temos no Estado. Eram apenas 2.834, sendo 80% desses formados por homens”, rememorou a representante do Judiciário.
A desembargadora qualificou a Ordem como sendo a ‘maior escola que se pode freqüentar’ e destacou o seu papel fundamental para a Democracia. “A OAB é a grande construtora de ideias da sociedade e quando todas as instituições ruíram – a brava e guerreira Ordem – ficou de pé e enfrentou os cães da ditadura e os momentos tenebrosos do nosso país. Ela não se vergou, se manteve como sendo a porta voz da sociedade e em nenhum momento recuou”, concluiu Maria Helena.
A nova líder da OAB-MT frisou que a Ordem passa por uma transformação muito positiva e que as mulheres estão conquistando espaços relevantes na formação das diretorias. “Vivemos um momento ímpar para a advocacia e para as mulheres advogadas. A OAB-MT, em seus 89 anos, só possuiu duas mulheres à frente da presidência. No Brasil esse movimento também vem ganhando força. A OAB é a Casa da Democracia, então essa inclusão e representatividade das mulheres vem para fortalecer a advocacia e a sociedade”, pontuou.
A nova presidente também ficou emocionada com a presença da desembargadora Maria Helena, que ascendeu ao posto por meio do Quinto Constitucional. “Certamente que é uma grande alegria poder contar com a presença da nossa desembargadora Maria Helena, que lá nos idos anos 90 também liderou a OAB-MT, sendo a primeira mulher a fazer esse trabalho na nossa história”, comentou.
O governador do Estado, Mauro Mendes, também elogiou o trabalho da Ordem mato-grossense e frisou que a Organização presta relevante serviço à sociedade. “A OAB Mato Grosso tem um papel fundamental na defesa dos advogados, mas também nos interesses difusos e coletivos. Eu respeito muito o papel que a Ordem possui na nossa sociedade. Tenho absoluta certeza que essa nova diretoria irá continuar a prestar um trabalho de excelência para essa categoria”, concluiu.
A nova presidente da Ordem que liderará a OAB-MT no próximo triênio, Gisela Alves Cardoso, é natural da cidade paulista de Presidente Epitácio. Chegou ao Estado de Mato Grosso em 1982, no município de Colíder. Formou-se em 2001, enquanto trabalhava como bancária – carreira que abandonou para advogar. Desde então vem galgando várias conquistas como a criação de escritório próprio e atuação na diretoria da OAB-MT.
Ulisses Lalio/Foto Alair Ribeiro
 TJMT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %