Programa Mais MT Muxirum deve atender mais de 28 mil alunos em 2022

Programa Mais MT Muxirum deve atender mais de 28 mil alunos em 2022
Compartilhar

 

As aulas em 2022 estão previstas para iniciar em abril, em 92 municípios. Com investimentos de mais de R$ 14,7 milhões ao ano, Governo pretende erradicar analfabetismo até 2025

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estima que o Programa Mais MT Muxirum terá um número recorde de inscritos este ano. A previsão é de que sejam efetuadas mais de 28 mil inscrições de alunos com idade acima de 15 anos, com a novidade de que os 92 municípios selecionados desenvolvam o programa em 2022.

A iniciativa visa erradicar o analfabetismo em Mato Grosso até 2025. As aulas, neste ano, estão previstas para iniciar em abril. O investimento será de R$ 14,7 milhões ao ano. Desenvolvido em 2017, com 4.727 inscritos, o Programa Mais MT Muxirum foi retomado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e já alfabetizou mais de 10 mil pessoas. O programa atende jovens e adultos, tanto da zona urbana como da zona rural.

“Devido à pandemia da Covid-19, tivemos que interromper a programação em 2020, mas, no ano passado, colocamos novamente em prática com total apoio do governador Mauro Mendes e uma meta audaciosa, porém, que é possível de ser alcançada justamente pelos esforços do Governo do Estado em mudar a história da educação de Mato Grosso”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.

Em 2021, o município de Nossa Senhora do Livramento formou 38 turmas, com o total de 320 estudantes. Já em Nova Brasilândia, entre os 120 estudantes matriculados no município, uma turma foi montada em um asilo da cidade. As classes são formadas por estudantes com diversas idades, na comunidade quilombola Vãozinho, no município de Barra do Bugres, o estudante mais velho tinha 81 anos.

O Mais MT Muxirum é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 14 estudantes no máximo. O governo executa o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

“Nossas expectativas para 2022 são as melhores possíveis! O programa está recebendo alta procura e vários municípios estão manifestando interesse em aderi-lo. Acreditamos que vamos alcançar a meta dos 28 mil”, afirmou o responsável pelo projeto, Manoel Silveira.

Rebeca Cruz

Estado MT


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %