São Basílio Magno

São Basílio Magno
Compartilhar

 

 

O dia de São Basílio Magno (ou São Basílio, o Grande) é celebrado pela Igreja Católica Romana no dia 2 de janeiro.

Por sua parte, a igreja Ortodoxa comemora a festa deste santo no dia 1º de janeiro.

História de São Basílio Magno

Basílio nasceu no ano de 329, na cidade de Cesareia quando esta pertencia ao Império Romano. Vários membros de sua família alcançaram a santidade, como seus pais e irmãs.

Aliás, através do exemplo desta última, que vivia uma vida de recolhimento e boas obras, decidiu abraçar a vida monástica. Desta forma, redigiu a primeira regra de vida religiosa que se tem notícia.

Serviu como bispo em Cesareia, combateu a heresia ariana e ainda fundou o primeiro hospital dedicado ao cuidado dos enfermos.

Também deixou inúmeros escritos que versavam sobre filosofia, o modo de vida cristã e teologia. Igualmente, escreveu um modelo de liturgia rezada na igreja ortodoxa e também inúmeras orações.

Seu exemplo de caridade marcou a cultura grega até hoje, pois as crianças deste país esperam que este seja o santo que lhes dá presentes no dia 1º de janeiro.

Faleceu no ano de 379 provavelmente em consequência da hepatite.

Oração a São Basílio Magno

Deus, nosso Pai, enriquecestes a Igreja e deste-nos em São Basílio um exemplo de que a vossa Palavra é vida e luz para nossos corações. Que ela frutifique também em nós obras agradáveis aos vossos olhos; o serviço sincero e gratuito aos necessitados.

Por sua intercessão, sejamos dignos da vocação a que fomos chamados, e tudo façamos para que o vosso Reino de justiça se dilate no meio dos homens.

E, assim, os que virem nossas boas obras possam louvar e confessar o vosso santo Nome. Permaneçamos sempre abertos ao Espírito para cumprir a vossa vontade agora e sempre. Amém!

Fonte:      calendarr.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %