Saúde bucal: participe das consultas públicas sobre câncer de boca e lesões profundas de cárie

Saúde bucal: participe das consultas públicas sobre câncer de boca e lesões profundas de cárie
Compartilhar

 

 

Proposta do Ministério da Saúde em parceria com a UFPel vai compor um conjunto de 22 diretrizes para a prática clínica. Contribuições podem ser feitas até 4 de julho

Com o objetivo de qualificar o trabalho de profissionais de odontologia em todo o Brasil, o Ministério da Saúde lançou mais duas consultas públicas sobre a prática clínica na Atenção Primária à Saúde (APS):

Diretriz para a prática clínica odontológica na APS: Condutas para diagnóstico das desordens potencialmente malignas e do câncer de boca

Contribua aqui até 4/7

Diretriz para a prática clínica odontológica na APS: Manejo de lesões profundas de cárie

Contribua aqui até 4/7

As propostas integram as 22 Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, que têm parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto inédito busca desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.

As seis primeiras diretrizes já foram colocadas para consulta pública no início deste ano. Os temas analisados foram: tratamento em gestantes; recomendações para higiene bucal na infância; manejo clínico de traumatismos alveolodentários em dentes decíduos; manejo clínico de traumatismos alveolodentários em dentes permanentes; manejo de ausências dentárias posteriores; e tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos.

O público-alvo são os profissionais de saúde bucal (técnicos, auxiliares e cirurgiões-dentistas), mas qualquer pessoa pode participar, respondendo de acordo com o perfil inscrito.

Saúde bucal no SUS

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços odontológicos na Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal presentes em unidades básicas de saúde (UBS) que contam com a Estratégia Saúde da Família, e nas unidades odontológicas móveis. Além desses serviços, os brasileiros também contam com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) e atendimento odontológico em ambiente hospitalar.

Para saber onde fica o serviço odontológico mais próximo de você, consulte o aplicativo Conecte SUS, clique em “serviços” e, em seguida, em “saúde bucal”. E para ler mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), acesse aqui.

Nucom/Saps

Fonte:       aps.saude.gov.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %