Saúde disponibiliza 2ª edição do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da pandemia

Saúde disponibiliza 2ª edição do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da pandemia
Compartilhar

 

 

O Ministério da Saúde atualizou o Guia de Orientação à Atenção Odontológica no Contexto da Pandemia. Além das informações sobre cuidados e atenção à saúde bucal da população brasileira e do apoio à continuidade segura dos atendimentos durante o enfrentamento da covid-19, a 2ª versão traz dois novos capítulos: Unidades de Terapia Intensiva e Agravos bucais relacionados ao coronavírus. O material está em consonância com a nova versão do Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus.

O documento foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pesquisadores. Desde o início da pandemia, em comunhão e integração com toda a rede que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal focou na produção de documentos com diretrizes para a prevenção, contenção e manejo dos agravos odontológicos. Também consultou constantemente as evidências e o conhecimento acumulado acerca da covid-19 e a sua repercussão sobre o cuidado odontológico; mobilizou os gestores municipais e estaduais para identificar as principais dificuldades com a organização dos serviços de saúde bucal; e, também, buscou os conselhos de classe e conjunto de entidades para contribuírem para o fortalecimento da saúde bucal da população brasileira, diante dos desafios impostos pela pandemia.

O guia colabora com a percepção dos gestores sobre a organização dos serviços e estabelecimentos de saúde e com o retorno do funcionamento. O documento tem cunho orientativo, e visa subsidiar a tomada de decisão sobre o atendimento odontológico pautado em evidências e fortalecer a concepção de planejamento estratégico nos municípios. Somadas ao apoio técnico, as medidas federais de reforço à saúde bucal viabilizaram o repasse de R$ 227 milhões, de 2020 a 2021, para assegurar o atendimento odontológico seguro e a manutenção de serviços do SUS.

Para o secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, o momento atual é de reconhecimento e fortalecimento dos esforços que foram realizados até aqui, e de valorização das competências dos profissionais de saúde bucal. “Os resultados positivos no enfrentamento da pandemia se devem à atuação dos profissionais de saúde, que também foram fundamentais para a estruturação das ações no território, tanto para retomar os serviços habituais quanto no atendimento dos casos de síndrome gripal. Nesse sentido, a saúde bucal é parte indissociável da saúde das pessoas, e, na mesma medida, esses profissionais integraram o conjunto de atores que deram o melhor de si durante os últimos dois anos, com respeito, compromisso e valorização da vida das pessoas”, reforçou o dirigente da Saps.

Acesse o Guia de Orientação à Atenção Odontológica no Contexto da Pandemia aqui.

Fonte:      aps.saude.gov


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %