Seduc fará formação para escolas municipais e privadas e divulga cronograma da 2° etapa do Censo Escolar

Seduc fará formação para escolas municipais e privadas e divulga cronograma da 2° etapa do Censo Escolar
Compartilhar

 

Capacitação será voltada para os diretores, secretários e técnicos das unidades escolares

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai ofertar, entre os dias 17 e 18 de fevereiro, uma capacitação online sobre o sistema Educacenso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A formação será voltada para os diretores, secretários e técnicos de escolas municipais e privadas responsáveis pela inserção de dados referentes ao Censo Escolar.

“É muito importante que os profissionais da educação participem da formação online uma vez que o Censo Escolar é essencial para o monitoramento da situação dos nossos estudantes. Os resultados dessa pesquisa nos dão direcionamentos para a criação de políticas públicas para melhorar a qualidade de ensino nas escolas do Estado” explicou o líder do Núcleo de Dados, Informações e Estatísticas, Rodrigo Jacob.

A formação será realizada de forma online e foi dividida de acordo com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), o link será enviado por e-mail no dia do evento (horário de Cuiabá). Serão abordados assuntos como a importância do Censo Escolar para a educação do país, as etapas da pesquisa e como gerenciar o sistema Educacenso.

As unidades escolares têm até o dia 17 de fevereiro para inserir os dados no sistema. Nessa etapa, são preenchidos os dados sobre a movimentação dos estudantes (caso tenham sido transferidos ou deixado de frequentar as aulas, por exemplo), e o rendimento de aprendizagem (se foram aprovados ou reprovados) no ano letivo de 2021.

Censo Escolar

Coordenado pelo Inep, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica.

Os resultados da coleta de dados servem como base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS FORMAÇÕES ONLINE ABAIXO

17/02 – 8h30 às 12h: DRE de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres

17/02 – 14h30 às 18h: DRE de Barra do Garças, Confresa, Querência e Rondonópolis

18/02 – 8h30 às 12h: DRE de Diamantino, Primavera do Leste, Sinop e Tangará da Serra

18/02 – 14h30 às 18h: DRE de Alta Floresta, Juína, Matupá e Pontes e Lacerda

CRONOGRAMA DO CENSO ESCOLAR 2021 – SITUAÇÃO DO ALUNO

01/02/2022 a 17/03/2022 – Período de coleta de dados

04/04/2022 – Divulgação preliminar Educacenso

04/04/2022 a 18/04/2022- Período de Retificação

19/05/2022 – Divulgação dos dados finais

Rebeca Cruz
Seduc-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %