SIGNIFICADO DO NATAL

SIGNIFICADO DO NATAL
Compartilhar

 

 

Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro e é um feriado nacional no Brasil.

Atualmente, o Natal é celebrado em quase todos os países do mundo. Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram esta comemoração a sua maneira.

As festividades dessa data comemorativa começam na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.

Significado do Natal

No cristianismo, a palavra Natal significa “nascimento” e celebra o dia em que o Menino Jesus nasceu. Os relatos bíblicos falam que Jesus foi gerado no ventre da virgem Maria, que estava noiva de José quando foi escolhida para gerar o filho de Deus.

A revelação da missão dada à jovem foi feita pelo anjo Gabriel e a concepção através do Espírito Santo trouxe através de Maria o Salvador ao mundo.

 

Origem do Natal

A história do Natal está relacionada com o nascimento de Jesus, embora não se saiba ao certo em que dia Ele terá nascido. Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso.

Portanto, a comemoração no dia 25 de dezembro foi criada pela igreja ao perceber que as celebrações pagãs concorriam com as celebrações religiosas.

Assim, a igreja escolheu a ocasião em que os pagãos celebravam o Festival do Sol Invicto para celebrar o nascimento de Cristo a fim de tentar converter os povos pagãos para o Império Romano.

Para os pagãos, a partir do solstício de inverno – que ocorre próximo ao dia 25 de dezembro no hemisfério norte – o Sol se aproximava da Terra simbolizando a vitória da luz contra as trevas.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para encontrar o Menino Jesus, o que é comemorado no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.

Para saber sobre esse assunto mais profundamente, leia: Natal: a origem que você ainda não conhece.

Festa de Natal

Vários elementos ajudam a compor a festa de Natal, um evento em que as pessoas costumam se esmerar na decoração das suas casas.

De acordo com a tradição, o dia para montar a árvore e colocar os restantes enfeites de Natal é o primeiro domingo do chamado Tempo do Advento, que é um período em que a igreja prepara a chegada de Jesus ao mundo, por isso, advento significa “chegada”.

Existem uma série de símbolos natalinos que são usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore, o presépio (para simbolizar o nascimento de Jesus), as velas e os sinos.

Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica.

Tudo preparado, é no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, que a festa tem início, quando as famílias se reúnem para a Ceia e para a troca de presentes.

Fonte:     calendarr.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %