MT: Vendas de soja e milho 22/23 seguem lentas em MT por incerteza sobre insumos, diz Imea

MT: Vendas de soja e milho 22/23 seguem lentas em MT por incerteza sobre insumos, diz Imea
Compartilhar

 

 

As vendas antecipadas de soja e milho de Mato Grosso para a safra 2022/23, que terá início em setembro, avançaram com lentidão no último mês diante de uma perspectiva ainda incerta sobre a oferta global de insumos, disse nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em meses anteriores, agricultores já sinalizavam cautela na comercialização da nova safra, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia que afetou o fornecimento de fertilizantes no mundo, e têm fechado operações majoritariamente para travar custos de produção.

A comercialização de soja de Mato Grosso alcançou 22,52% da produção esperada para a safra 2022/23, avanço de 2,15 pontos percentuais na variação mensal, mostraram dados do Imea.

O volume está abaixo dos 27,7% registrados no mesmo período do ciclo anterior, mas à frente da média histórica de 18,6% para esta época do ano.

“As incertezas quanto à próxima safra têm limitado as negociações da soja futura em MT, e as vendas que têm ‘rodado’, a maior parte estão pautadas pelo travamento dos custos”, disse o instituto em boletim.

As vendas da próxima safra de milho, que só será semeada no ano que vem no Estado, atingiram 9,43% da produção esperada, ante 15,9% no mesmo período de 2021/22 e média histórica de 9,08%, de acordo com os dados.

Durante o mês de abril, a comercialização do cereal para 2022/23 evoluiu apenas 0,80 ponto percentual “devido às incertezas quanto à oferta e o preço dos fertilizantes para a safra futura, bem como nos preços futuros do cereal”.

“O produtor está receoso para fechar negócios e travar seus custos”, acrescentou o Imea em boletim sobre o milho.

Neste cenário, as importações de fertilizantes químicos pelo Brasil saltaram 72% em abril ante igual período de 2021, para 3,25 milhões de toneladas, com compradores acelerando os negócios no intuito de garantir a oferta que será utilizada na próxima safra, conforme dados do governo.

SAFRA ATUAL

As vendas de milho de Mato Grosso alcançaram 57,86% da produção esperada para temporada 2021/22, cujas lavouras estão em desenvolvimento, ante 73,8% no mesmo período do ciclo anterior e média histórica de 64,51%, informou o Imea.

Segundo o instituto, as vendas avançaram 3,34 pontos, com produtores no aguardo de preços mais valorizados nos próximos meses.

“Além disso, incertezas quanto à produtividade do cereal motivadas pela redução das chuvas no Estado também limitaram as vendas no último mês”, afirmou.

Para a soja desta safra, a comercialização atingiu 73,37%, avanço de 5,52% na variação mensal diante da necessidade de abrir espaço nos armazéns pela aproximação da colheita do milho.

“Os agentes de mercado reportaram que o avanço nas vendas só não foi maior devido ao percentual de avariados presente nas cargas acima do padrão, o que dificultou as negociações da oleaginosa em alguns municípios.”

Fonte:      neweseguros.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %