Vitrine tecnológica orienta e estimula horta urbana e produção de frutas em propriedades e residências

Vitrine tecnológica orienta e estimula horta urbana e produção de frutas em propriedades e residências
Compartilhar

 

Localizada na área central da Capital, o espaço atende o público externo de segunda a sexta-feira das 5h às 9h30 e das 16h às 18h

No Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tem uma vitrine tecnológica em uma área de 4,3 mil metros quadrados, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá. No espaço, qualquer pessoa pode buscar informações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente e outros.

Voltada à agricultura familiar, a vitrine fica sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo da Empaer, Manoel Roque da Costa que aponta as culturas plantadas em canteiros e a realização de rotação, conforme a época do ano. Atualmente, há hortaliças, batata doce, abobora, quiabo, banana, café, acerola, limão, goiaba, romã, graviola, maracujá e pitaya. Tem ainda três tipos de capim, o capiaçu, canará e a braquiaria.

“O objetivo é demonstrar que é possível diversificar culturas, e aumentar a renda e preservar o meio ambiente. O espaço é uma ótima oportunidade para o agricultor familiar e também quem tem interesse em montar uma horta em casa ou apartamento. Para os quintais, explicamos que tipo de frutas são recomendadas para cada ambiente. Estamos aqui para atender e tirar as dúvidas”.

Roque destaca os pés de pitaya que estão com frutos e florescendo e, ser possível plantá-la em um canteiro em casa.  Na vitrine são 18 pés com três ou quatro frutos que estão prestes a serem colhidos. “É uma  fruta rústica, com sabor doce e suave, de polpa firme e repleta de sementes. A espécie plantada é a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro)”.

No canteiro da banana, são duas variedades, a maça e da terra para fritar. As hortaliças, devido ao período de chuva, as plantas estão se desenvolvendo, enquanto outras protegidas para não perder a qualidade. Elas são doadas periodicamente para o Hospital de Câncer.

A técnica da Empaer, Gisele dos Reis Muniz, ressalta o horário de atendimento para visitantes no espaço é das 5h às 9h30 e das 16h às 18h, de segunda a sexta-feira. Ele frisa que a vitrine fica exposta para visitação e tem o objetivo de apoiar atividades didáticas e técnicas aos agricultores familiares, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral.

“Todos são bem-vindos para sanar qualquer dúvida ou interesse em mais informações sobre as culturas que temos plantadas no espaço. A localização ajuda por ser área central e de fácil acesso”.

Serviço

O que: Vitrine Tecnológica
Local: Parque de Exposição Jonas Pinheiro, bairro Dom Aquino, Cuiabá/MT.
Dias e horários de atendimento:  Segunda a sexta-feira, exceto feriado, 5h às 9h30 e das 16h às 18h.

 Foto por: Empaer
Maricelle Lima Vieira
Estado MT

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %