Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (3), o governador Mauro Mendes (União) comentou sobre o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs taxas comerciais a outros países. Para Mauro, o “rebuliço” causado pelo norte-americano pode ser ruim para seu próprio país.
No último sábado (1º), o presidente dos Estados Unidos determinou a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China. Esta postura acendeu um alerta aos produtores brasileiros, com a possibilidade de que o mesmo ocorra com o Brasil. Mauro Mendes avalia que isso não seria ruim apenas para o nosso país.
“O Trump chegou, ligou a metralhadora e está atirando para tudo quanto é lado. Quem atira para todo lado uma hora atira no pé. Eu acho que taxação, a nível internacional, pode ser ruim para o mundo, pode ser ruim para os Estados Unidos, pode ser ruim para o Brasil”, pontuou.
Estas e outras medidas anunciadas por Trump vêm gerando grande repercussão e, sobre a possibilidade dele também taxar o Brasil, o presidente Lula (PT) já se manifestou afirmando que “se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos”. Trump, contudo, já demonstrou que não está preocupado com o impacto que suas medidas contra o Brasil podem causar. Sobre o país, ele já afirmou que “não precisamos deles. Eles precisam de nós”.
“Eu espero que ele reflita um pouco sobre isso e que respeite as regras internacionais de negócio, ele não pode chegar, causar um grande rebuliço nos mercados internacionais e que pode trazer consequências para todos, para os americanos e para nós brasileiros”, disse Mauro Mendes.
Fonte: www.gazetadigital.com.br