Segundo a secretaria estadual, o monitoramento é realizado no Município de Campinápolis (658 km a Leste de Cuiabá)
A Secretaria Estadual de Saúde está monitorando dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos.
O monitoramento é realizado em Campinápolis (658 km a Leste de Cuiabá, onde já foi realizada a coleta de amostras dos pacientes para confirmação da presença do ví
O material coletado será enviado para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo (SP), conforme determinação do Ministério da Saúde.
Em Campinápolis, foi confirmada a existência de um foco da doença em uma criação de subsistência.
A confirmação da presenta do foco de vírus ocorreu no último dia 8 e foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento.
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) determinou o abate sanitário de todas as aves na criação doméstica de aves de subsistência no município.
Além disso, o órgão ainda estabeleceu barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados; e a desinfecção completa da área contaminada.
A fim de verificar de o vírus se espalhou pela região, o Indea ainda enviou técnicos da pasta para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.
Nesta semana, governo do Estado decretou estado de emergência zoossanitária.
A medida tem validade por 90 dias, podendo ser prorrogada conforme a evolução da situação epidemiológica.
A emergência zoossanitária permitirá, entre outras coisas, a realização de compras emergenciais, uso de suprimento de fundos, a ainda autoriza o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) a editar normas complementares para conter a disseminação da doença.
O objetivo é garantir respostas rápidas, articulação com entidades públicas e privadas, além de acesso a recursos do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
Fonte: Diariodecuiaba