No Brics, Lula defende adoção de nova moeda de comércio entre países

No Brics, Lula defende adoção de nova moeda de comércio entre países
Compartilhar

O chefe do Planalto reconheceu que há entraves políticos sobre a questão, mas defendeu a necessidade de “encontrar uma nova fórmula”

Rio de Janeiro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (4/7), a discussão sobre a adoção de uma nova moeda para transações comerciais entre os países do Brics. Atualmente, o grupo discute mecanismos para reduzir a dependência do dólar.

O chefe do Planalto reconheceu que há entraves políticos sobre a questão, mas defendeu a necessidade de “encontrar uma nova fórmula

“A discussão de vocês sobre a necessidade de uma nova moeda de comércio é extremamente importante. É complicado. Tem problemas políticos, eu sei. Mas, se a gente não encontrar uma nova fórmula, a gente vai terminar o século 19 igual começou o século 20, e isso não será benéfico para a humanidade”, destacou Lula.

A declaração ocorreu durante a cerimônia de abertura da 10ª reunião anual do conselho do NDB, o chamado Banco do Brics. No discurso, o petista pediu que a presidente da instituição financeira, Dilma Rousseff, converse com outros bancos multilaterais, com o objetivo de avançar com discussão.

Ele defendeu a criação de modelos de financiamento e criticou o de austeridade, que costuma ser adotado por grandes bancos como condição para a concessão de empréstimos.

“A chamada austeridade exigida pelas instituições financeiras levou os países a ficarem mais pobres. Porque toda vez que se fala em austeridade, o pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico”, criticou Lula.
Fonte:   www.metropoles.com.br

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %