AL vota proibição de posse de condenados por ‘rachadinha’ nesta quarta

AL vota proibição de posse de condenados por ‘rachadinha’ nesta quarta
Compartilhar

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) devem votar o Projeto de Decreto de Resolução (PDR) que inclui no Código de Ética e Decoro Parlamentar a proibição da posse de deputados condenados pelo crime de peculato, popularmente chamada de “rachadinha”. A proposta apresentada pelo deputado Gilberto Cattani (PL), ainda no mês passado, entra em regime de “urgente e urgentíssima” na sessão parlamentar desta quarta-feira (16).

A justificativa do projeto destaca a necessidade de adequar o Código de Ética às “demandas da sociedade contemporânea por maior rigor ético na vida pública”. A proposta busca especificamente coibir a prática da “rachadinha”, que é considerada uma modalidade de desvio, onde ocorre a apropriação indevida de salários de assessores ligados aos gabinetes.

Segundo o deputado, a condenação por um crime de tamanha gravidade “fere diretamente os princípios que regem a função parlamentar e compromete a legitimidade do Poder Legislativo”.

De acordo com a legislação, o crime de peculato, que envolve a apropriação ou desvio de bens públicos por um funcionário público, pode levar a penas de reclusão de 2 a 12 anos e multa, além da perda do cargo público. No caso de peculato culposo, onde a ação é resultado de negligência ou imprudência, a pena é mais branda, podendo variar de 3 meses a 1 ano de detenção.

A pena pode ser agravada dependendo do caso. Em alguns casos, o ressarcimento do dano causado pode levar à extinção da punibilidade.

 

 

 

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %