Mato Grosso, Rondônia e Tocantins lideram as altas temperaturas, com máximas acima de 37 °C; calor também atinge SP e RJ antes da virada do tempo.
O veranico que atua sobre o Brasil até a próxima segunda-feira (25) terá seu ponto mais intenso neste fim de semana. As temperaturas sobem muito acima da média para agosto, dando uma “cara de verão” em um mês que normalmente já é marcado por clima quente, mas muito seco, no Centro-Oeste, na mairia das áreas do Nordeste, em grande parte do Norte e até em áreas do SudestCentro-Oeste e Norte lideram o calor
Mato Grosso, Rondônia e Tocantins registram os maiores extremos, com termômetros acima dos 37 °C em várias cidades. Entre os destaques, aparecem Várzea Grande, Barão de Melgaço, Poconé e Cuiabá (MT), todas com previsão de máxima em torno de 38 °C. Em Rondônia, Porto Velho deve alcançar 37 °C, enquanto no Mato Grosso do Sul, Ladário se aproxima dos 37 °C.
Top 10 cidades mais quentes
Várzea Grande (MT): 38 °C
Barão de Melgaço (MT): 38 °C
Santo Antônio do Leverger (MT): 38 °C
-
Araguacema (TO): 38 °C
-
Poconé (MT): 38 °C
-
Cuiabá (MT): 38 °C
-
Ladário (MS): 37 °C
-
Porto Velho (RO): 37 °C
-
Araputanga (MT): 37 °C
-
Porto dos Gaúchos (MT): 37 °C
Sudeste também sob forte aquecimento
Em São Paulo, o calor predomina especialmente no interior. Cidades do noroeste paulista, como Andradina, Votuporanga, Araçatuba e São José do Rio Preto, devem registrar máximas de até 36 °C.
Top 10 cidades mais quentes em SP (sábado)
Andradina (36 °C), Votuporanga (35 °C), Rosana (35 °C), Dracena (35 °C), Araçatuba (35 °C), Fernandópolis (35 °C), São José do Rio Preto (35 °C), Jales (35 °C), Ibirá (35 °C) e Pontal (34 °C).
No Rio de Janeiro, o calor também se espalha. A capital fluminense pode atingir 35 °C, enquanto cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e São João de Meriti, devem marcar 32 °C.
Top 10 cidades mais quentes no RJ
Rio de Janeiro (35 °C), Volta Redonda (32 °C), São João de Meriti (32 °C), Itaboraí (32 °C), Nova Iguaçu (32 °C), Duque de Caxias (31 °C), Mangaratiba (30 °C), Rio das Ostras (29 °C), Angra dos Reis (29 °C) e Macaé (29 °C).
Virada do tempo no domingo
Apesar do calorão, a atmosfera já começa a mudar no domingo (24). A aproximação de uma frente fria pelo Sul do país enfraquece o bloqueio atmosférico que mantém o veranico. Essa virada favorece a mudança nos ventos para quadrante sul, reduzindo as temperaturas máximas em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste.
Importante destacar que a frente fria não traz frio intenso de imediato, mas garante alívio no calorão, especialmente nas tardes que vinham registrando temperaturas acima da média.
Fonte: www.climatempo.com.br