Pedido de Trump para afastar diretora do Fed é negado pelo tribunal dos EUA

Pedido de Trump para afastar diretora do Fed é negado pelo tribunal dos EUA
Compartilhar

 

 

Decisão permite que Lisa Cook permaneça no banco central dos Estados Unidos para a reunião de política monetária, que irá definir os juros do país na quarta-feira (17)

Lisa Cook é primeira mulher negra a ocupar o cargo

O pedido de Donald Trump para afastar Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, foi negado pelo Tribunal de Apelações do país nesta segunda-feira (15). É a primeira vez desde a criação da instituição, em 1913, que um líder do país tenta remover um diretor do cargo. As informações são do g1.

A decisão do tribunal permite, na prática, que Cook participe normalmente da reunião política monetária do Fed, marcada para esta quarta-feira (17). A expectativa é que o banco central reduza os juros dos EUA, diante de um mercado de trabalho em desaceleração.

O tribunal rejeitou, nesta segunda-feira, o pedido do Departamento de Justiça americano de suspender temporariamente a ordem de um juiz que impedia Trump de remover Cook, indicada pelo ex-presidente democrata Joe Biden

No dia 9 de setembro, a juíza distrital dos EUA, Jia Cobb, decidiu que as alegações de Trump de que Cook teria cometido fraude hipotecária antes de assumir o cargo, fato negado por ela, provavelmente não constituem motivos suficientes para a remoção dela, conforme a lei que criou o Fed

Quando o Congresso americano criou a instituição, incluiu mecanismos para proteger o banco central de interferência política. Pela lei, os diretores só podem ser demitidos por um presidente “por justa causa” — termo que não é definido e não possui procedimentos claros. Nenhum presidente jamais exerceu esse poder, e a lei nunca foi testada nos tribunais.

Cook é a primeira mulher negra a ocupar um cargo de governadora no Fed. Ela processou o presidente dos Estados Unidos e o banco central no final de agosto. Cook afirmou, ainda, que as alegações não dão a Trump autoridade legal para removê-la e seriam apenas um pretexto para demiti-la por sua postura em política monetária.

A administração de Trump replicou afirmando que o presidente possui ampla liberdade para decidir quando remover um diretor do Fed, e que os tribunais não têm autoridade para revisar essas decisões.

O caso tem implicações para a capacidade do Fed de definir juros sem se submeter à vontade de políticos, algo considerado crucial para que qualquer banco central funcione de maneira independente e cumpra funções como controlar a inflação.

Neste ano, Trump exigiu que o Fed cortasse juros de forma agressiva, criticando o presidente do banco, Jerome Powell, pela condução da política monetária. O Fed, focado no combate à inflação, não atendeu às demandas, mas se espera que faça um corte nesta semana.

Fonte:  www.nsctotal.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %