Programa abrange 73 cursos em 15 instituições privadas de ensino superior
O PBU (Programa Bolsa Universidade) 2026 está com inscrições abertas, oferecendo mais de 40 mil bolsas de estudo para graduação em instituições particulares de ensino.
Os interessados podem se inscrever a partir das 10h desta segunda-feira (22) até as 13h do dia 2 de outubro. O edital completo está disponível para consulta no DOM (Diário Oficial do Município).
As bolsas de estudo, que podem ser integrais ou parciais (100%, 75% e 50%), além da modalidade voluntária, estão distribuídas da seguinte forma: 40.388 vagas para ampla concorrência, 2.286 para PcDs (Pessoas com Deficiência) e 1.053 para pessoas acima de 60 anos.
O programa abrange 73 cursos em 15 instituições privadas de ensino superior, distribuídas em 24 unidades por toda a cidade de Manaus.
Como se inscrever
O processo de inscrição é feito online, através do Portal do Candidato. O interessado deve fazer um cadastro com CPF e senha para acessar o formulário de inscrição, que é dividido em quatro etapas. Todos os campos marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.
Após a conclusão da inscrição, é necessário emitir e imprimir o Comprovante de Inscrição. Além disso, o candidato deve emitir o Comprovante de Renda Familiar, disponível em um link específico, que deverá ser apresentado posteriormente na etapa de entrega de documentos.
Para aqueles com renda autônoma, a Declaração de Renda Autônoma também deve ser emitida. Se houver algum familiar que se enquadre nessa categoria, uma declaração específica deve ser preenchida e assinada por essa pessoa.
Critérios para participar
Para se candidatar ao programa, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado e residente em Manaus.
- Ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
- Estar regularmente matriculado ou ter aptidão para se matricular em uma das instituições parceiras.
- Ter concluído o ensino médio ou equivalente.
- Não possuir diploma de nível superior.
- Não estar matriculado em uma instituição pública de ensino superior ou ser beneficiário de outros programas de graduação.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br