Vagas são destinadas às pessoas pretas e pardas e moradores da Vila Torres; inscrições são gratuitas e vão até 6 de outubro
A PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) reforça seu compromisso com a inclusão e a democratização do Ensino Superior e abre inscrições para dois processos seletivos especiais que oferecem bolsas de estudo integrais em cursos de graduação no câmpus de Curitiba.
A iniciativa, cujas vagas são destinadas às pessoas pretas e pardas e moradores da Vila Torres, busca ampliar o acesso à universidade para pessoas de diferentes realidades sociais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de outubro; as provas estão marcadas para 19 de outubro. “A Universidade segue atuante como promotora do desenvolvimento regional e da inclusão social ao ofertar e garantir acesso ao ensino de excelência, formando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho e para transformação social em suas próprias comunidades”, explica Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUC-PR.
As bolsas são oferecidas por meio de uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, da Diretoria de Identidade Institucional, do PUC-PR Acolhe, do Compliance e Risco, do Departamento de Pessoas e Cultura, da Gerência de Extensão Universitária e do Departamento Jurídico da PUC-PR.
Bolsas para pessoas pretas e pardas
São 30 vagas disponibilizadas para candidatos que se autodeclarem pretos ou pardos. Além de uma prova objetiva e uma redação, o processo seletivo é composto pela análise da documentação solicitada no edital e a realização de uma banca de heteroidentificação.
Podem participar jovens que tenham concluído o ensino médio, não tenham diploma de ensino superior ou vínculo com outra instituição de ensino superior, sejam residentes de Curitiba ou Região Metropolitana e cuja família tenha renda per capita de até 1,5 salário-mínimo mensal.
Bolsas para comunidade Vila Torres
Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, não tenha diploma de ensino superior ou vínculo com outra instituição de ensino superior no ato da inscrição, tenha até 29 anos de idade, resida na comunidade Vila Torres e também que o grupo familiar do candidato tenha renda mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo.
O processo seletivo é composto por uma prova objetiva e uma redação, além da avaliação documental e entrevista presencial. Além da bolsa de estudo para o curso de graduação, os candidatos classificados receberão ainda uma bolsa permanência no valor de R$ 400 mensais para auxiliar nas demais despesas ao longo da formação.
O edital completo pode ser conferidoonline.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br