MT: “CONTRACHEQUE FANTASMA”: PF investiga desvio de recursos da Educação em Mato Grosso

MT:  “CONTRACHEQUE FANTASMA”:    PF investiga desvio de recursos da Educação em Mato Grosso
Compartilhar

Operação mira fraudes com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)

PF/MT
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (10), a Operação Contracheque Fantasma.

O objetivo é apurar possíveis fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no município de Jauru (425 km a Oeste de Cuiabá).

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.

Leia também:

PF vai aprofundar investigação que mira lobista e ex-advogado

As investigações começaram após denúncia feita por uma vereadora da cidade, que apontou divergências entre os valores informados ao Governo Federal e os pagamentos realizados aos profissionais da Educação.

Uma análise realizada com base no portal da Transparência Municipal identificou uma diferença de aproximadamente R$ 1,1 milhão, entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

Também foram encontrados indícios da existência de “funcionários fantasmas”. Ou seja, pessoas que constam na prestação de contas, mas não aparecem nos registros oficiais de transparência.

Além disso, foram detectadas irregularidades na gestão dos recursos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que dificulta o controle e a rastreabilidade dos valores recebidos.

Os envolvidos poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos.

A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar os fatos e identificar todos os responsáveis.

ABUSO SEXUAL – Também nesta sexta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a 10ª fase da Operação Sniffing, para reprimir crimes de abuso sexual infantojuvenil.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) e de Londrina (PR).

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso/MT.

A investigação tem como foco identificar pessoas envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de material ilícito pela internet.

Durante as buscas, foram apreendidos celulares que serão periciados.

A apuração prossegue, e os investigados poderão responder pelos crimes de produção, armazenamento e comercialização de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes”.

Ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção.

Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

Segundo a PF, é igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.

A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Fonte:  www.diariodecuiaba.com.br

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %